15 de junho de 2011

Marcas invertem estratégia

As grandes marcas estão a apostar numa nova tendência. Chama-se “Inovação inversa” e significa que as empresas estão a desenvolver os seu produtos e serviços a partir de países em franco desenvolvimento e com economias emergentes, ao contrário do que se tinha registado até agora.


 


Cada vez mais o investimento das marcas é dirigido aos países emergentes como a China ou a Índia, deixando de apostar apenas nos mercados mais maduros.


 


Segundo o site Advertising Age os professores no Dartmouth College, Vijay Govindarajan e Chris Trimble, e Jeffrey Immelt, CEO da General Electric foram os responsáveis pela introdução deste conceito no mercado desde que publicaram um artigo na Harvard Business Review, intitulado ”How GE is Disrupting Itself”.


 


Quando Govindarajan começou a trabalhar neste projecto, apercebeu-se de que os produtos da General Electric  Healthcare e de outras multinacionais, além de serem vendidos nos EUA, eram também vendidos na Índia, mas com uma ligeira adaptação. Esta estratégia tem vindo a ser usada por muitas marcas, que se não venderem os seus produtos nestes países, as empresas locais criam produtos semelhantes que se adaptam aos seus mercados. Para evitar isto, centenas de multinacionais já estabeleceram centros de investigação e desenvolvimento na Índia e na China.


 


Exemplo desta inovação inversa, é a Coca-Cola, que para colmatar uma lacuna no mercado chinês, se mudou para Xangai e lançou em 2005 a Minute Maid Pulpy. Depois de testado na China, pode agora ser encontrado em outros países asiáticos, bem como em África e América do Sul. A Levi’s e a Procter & Gamble são outros exemplos desta estratégia de marketing.
Govindarajan assegura ao Advertising Ade que actualmente, há já outras marcas que começam a apostar em mercados emergentes, como a PepsiCo, a John Deere, a IBM e a Cisco, e espera ainda que os sectores como a publicidade mobile e o farmacêutico sigam o mesmo caminho.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.