Todos os anos, em janeiro, são muitas as marcas que se apresentam ao mercado com novas tecnologias desenvolvidas a pensar no futuro, aos jornalistas de todo o mundo. Este ano não foi excepção e a CES voltou a juntar produtos inovadores num evento que pretende demonstrar tendências e apostas de diferentes empresas, a nível mundial.
No setor automóvel, a General Motors destaca-se pela aposta em diversas novidades tecnológicas. De acordo com o Mashable, a Chevrolet foi uma das marcas automóvel que mais inovou, nomeadamente com a apresentação da nova versão do Chevy Volt para 2016. Este híbrido elétrico diz ter um design menos futurista, em relação à versão do ano passado, mas com uma oferta mais diversificada ao nível do desenvolvimento de novos sistemas. OnStar é a aposta da marca na realidade virtual conseguida através dos óculos Rift e que permite avisar os condutores de possíveis problemas técnicos do carro. Ainda ao nível dos automóveis, foi apresentada também uma nova aplicação intitulada Drone Mobile. Esta aplicação permite um maior nível de controlo sobre o carro, com uma simples ligação GPS. A partir do próximo ano, os condutores podem ter acesso ao seu automóvel, com um smartphone, através de uma aplicação que o manobra como um robot.
Para além dos carros, também as bicicletas apresentaram novidades no evento, que se realizou em Las Vegas. Numa altura em que a tendência para a ecologia e sustentabilidade tem ganho mais visibilidade, o Visijax é um novo casaco para ciclistas que contém LEDs estrategicamente posicionados. Esta invenção permite que o ciclista, ao fazer o sinal de mudança de direção, por exemplo, tenha a capacidade de ser visto pelos outros condutores dependendo do braço que levanta. E como a tendência health & fitness é uma das mais procuradas pelas marcas de gadgets durante o ano de 2015, foram muitas as marcas que apresentaram soluções inovadoras também a esse nível.
A Withings, empresa fabricante de relógios smart, promete trazer um novo wearable designado Activité Pop. De acordo com o site Mashable, a marca quis desenvolver um relógio com iOS que oferece diferentes serviços de fitness mas com a aparência de um simples relógio, onde cores, design e bracelete podem ser alterados. E para quem quer estar em forma, sem sair de casa, já existe a Tao Chair. De acordo com o mesmo site, esta cadeira permite queimar calorias enquanto vê a sua série preferida na televisão. Com a aparência de uma cadeira simples, esta promete ser capaz de reduzir o stress, além de melhorar a postura e a reforçar a força muscular.
No campo dos portáteis, a Lenovo e a Acer também lançaram dois novos produtos que prometem revolucionar o mercado. ThinkPad é um modelo vendido pela chinesa Lenovo, em parceria com a IBM, desde 1992 mas que vai ter um relançamento com o novo X1 Carbono. Mais “performance”, mais definição, processamento e até uma fibra em carbono que permite torna-lo mais fino é a promessa da marca, agora detentora da Motorola. Já a Acer, apostou no Chromebooks, um laptop com uma câmara 3D, com novos processadores e monitores. No entanto, esta marca quis diferenciar-se com a apresentação de um laptop com maiores dimensões que traz um HD display de 15.6-inch.
Várias foram as marcas que se apresentaram neste novo ano com as últimas novidades da tecnologia e da eletrónica. Las Vegas recebeu desde cintos inteligentes que se desapertam quando comemos demais, até a um biberão inteligente que ajuda a evitar as cólicas, ou mesmo pranchas de snowboard que ajudam a melhorar a performance. Um sinal de que as empresas e as marcas apostam cada vez mais na tecnologia.
Comentários (0)