Esta semana o Imagens de Marca mostrou-lhe aquela que é considerada a campanha de comunicação mais forte da Sagres para este ano e que tem como objetivo mobilizar os consumidores portugueses em torno do apoio à seleção nacional para o Campeonato Mundial de Futebol do Brasil, que se aproxima a passos largos.
À semelhança da Sagres, outras marcas internacionais patrocinadoras, quer das seleções participantes, quer do próprio evento, começam a lançar as suas campanhas publicitárias alusivas à competição, de forma a rentabilizar os contratos de patrocínio.
A mais recente é a da marca Budweiser. A cerveja patrocinadora oficial do Mundial mostra na sua última vaga de comunicação a forma como, de quatro em quatro anos, o mundo esquece as suas diferença e senta-se literalmente à frente do televisor para viver a alegria proporcionada pelo desporto-rei. “Believe As One” é «claim» da campanha, onde todos os adeptos se unem, vibram e sonham como se de um único elemento se tratassem.
Já aqui ao lado, em Espanha, a Gillette chegou-se à frente com um anúncio, que culmina com a promoção de uma edição especial das suas lâminas de barbear Fusion Proglide com o escudo da atual seleção campeã do mundo. A marca da Procter & Gamble apresentou também recentemente uma campanha internacional, onde Lionel Messi e Roger Federer defendem as cores das suas equipas com a as máquinas de barbear especiais com as cores das seleções apuradas para a competição.
Messi foi, de resto, também o rosto eleito pela Adidas para promover as chuteiras adiZero f50 na campanha “Play Fast or Fail”, que integra um jogo online desenvolvido pela Media Monks. Os participantes concorrem a uma viagem à “cidade maravilhosa” para assistir ao primeiro joga da Argentina na competição. Mas para isso acontecer os utilizadores terão que fazer com que uma versão digital de Messi seja rápida o suficiente e que saiba fintar os jogadores da equipa adversária. A velocidade do argentino é definida pelo número de tweets publicados com a hashtag #Teammessi.
Já no país organizador do evento, a Sadia, empresa alimentar patrocinadora oficial da seleção brasileira, deu o pontapé inicial de apoio à equipa canarinha com uma campanha criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi inspirada nas milhares de crianças que nasceram após o pentacampeonato de 2002 e que ainda não sentiram a emoção de assistir à consagração do Brasil como campeão mundial. Para representar o pedido de todos esses jovens adeptos, a Sadia assina a campanha com o apelo “Joga P’ra Mim”.
Comentários (0)