Portugal foi 50º país mais valioso do mundo no ano 2014, subindo uma posição em relação ao ano anterior. No ranking geral, a marca Portugal foi avaliada em cerca de 92 mil milhões de euros. Em 2013 Portugal valia cerca de 74 mil milhões de euros. Portugal manteve o mesmo rating “A+”, sendo por isso considerada uma marca forte.
“Esta melhor performance é explicada, essencialmente, pelo melhor outlook da economia portuguesa e pelo Turismo, que voltou a registar um bom desempenho, vindo paulatinamente a conseguir comandar um price premium superior, em particular na hotelaria” explica João Baluarte, partner ibérico da consultora Brand Finance, responsável pelo estudo ‘BrandFinance® Nation Brands’, que avalia o valor das 100 marcas/países mais valiosos do mundo.
Atrás de Portugal ficaram países como a Hungria, Ucrânia, Luxemburgo, Grécia e Jordânia. O efeito que o valor da marca de um País tem no desenvolvimento de toda a sua economia demonstra que é um dos mais importantes ativos de uma nação.
De acordo com o estudo, os Estados Unidos continuam a ser a nação mais valiosa, com um crescimento de 7%, seguidos pela China, Alemanha, Reino Unido, Japão e Canadá. No entanto, a performance da marca Estados Unidos é bastante superior à dos restantes países, sendo que o seu valor é superior à soma dos cinco melhores países seguintes.
A Alemanha foi considerada a marca de país mais forte do mundo no ‘Índice de Força da Marca’, com uma pontuação de 75.84, seguido por Singapura e Suíça, que liderava a tabela no ano passado. O ‘Índice de Força da Marca’ é determinado tendo em conta quatro segmentos impactados pela marca país (Brand Finance Nation Impact ™ Framework): Investimento Direto Estrangeiro, Turismo, Talento e Bens e Serviços.
O estudo ‘BrandFinance ® Nation Brands’ é elaborado anualmente pela Brand Finance, empresa de consultoria de avaliação e valorização de marcas e estratégia.
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