O Mar e a Agricultura foram os temas escolhidos este ano para a Semana Global do Empreendedorismo – SGE, que decorre até dia 24 de Novembro simultaneamente em mais de 130 países, incluindo Portugal. “Dois temas relevantes dada a situação atual do país” lembrou João Trigo da Rosa, presidente da Associação Portuguesa de Business Angels – APBA, e áreas que precisam de ideias e de empreendedores.
No nosso país a SGE é organizada pela APBA e pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – e tem como embaixadores o surfista Garrett McNamara e António José Ramos Silvestre Ferreira, fundador da empresa Vale da Rosa. Dois casos de sucesso, ligados ao mar e à agricultura, que inspiram pela paixão que colocaram nos seus projetos. “As potencialidades do mar português são infinitas” recorda o surfista de ondas gigantes no filme apresentado na Sessão de abertura Oficial da SGE Portugal 2013, no passado dia 18 de Novembro, na Escola Náutica e no ISA. Já sobre a Agricultura, o produtor de uva de mesa António Ferreira deixa a sua visão no vídeo da SGE “ é um tesouro que deve ser explorado sobretudo em Portugal que tem condições únicas para produzir com qualidade”.
No âmbito deste que é um dos principais eventos mundiais dedicado ao empreendedorismo, decorreu o Angels and Entrepreneurs Meets Up. Um encontro entre Business Angels, investidores, empreendedores e personalidades nacionais que promovem as start-ups portuguesas. Uma noite de partilha para a “construção de um Portugal mais competitivo” como reforçou João Trigo da Rosa. Este ano, entre Janeiro a Setembro, os membros da APBA já investiram cerca de 2,5 milhões de euros em mais de 15 projetos.
Phillipe Gluntz, Presidente da Business Angels Europa, a Confederação Europeia de Business Angels, analisou a evolução do investimento na Europa nesta matéria. “É um negócio em crescimento porque depois do que aconteceu com os bancos as pessoas estão hoje mais interessadas em investir na economia real, nas empresas que conhecem, que podem acompanhar de perto, sem intermediários”.
O orador convidado para o Angels and Entrepreneurs Meets Up reforçou ainda o papel da inovação no futuro da relação entre investidores e empreendedores sem esquecer alguns dos desafios futuros. “A inovação é a base da recuperação da Europa, é preciso empresas inovadoras, esse é um incentivo ao investimento e apoio. A tendência parece ser a favor dos Business Angels mas há desafios, é preciso encontrar a sustentabilidade do crescimento” lembrando por exemplo que é fundamental que existam ideias inovadoras em setores que vão para além das tecnologias de informação.
Comentários (0)