“Os jovens Z encontram-se num dilema. Nasceram nos últimos anos do século passado e a Iinternet acompanhou-os toda a vida. No entanto, o mundo ainda não é 100% digital, pelo que ou renunciam parte da sua identidade para se adaptarem à realidade dos seus pais e avós ou, são eles próprios e correm o risco de ficar na periferia do sistema”, comenta Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal em relação ao estudo Geração Z: O Dilema, desenvolvido pela Atrevia, consultora global de comunicação e a Deusto Business School, escola de negócios da Universidade de Deusto Madrid.
São cerca de 2,5 milhões de pessoas em Portugal, nascidos entre 1994 e 2010 são hoje digitais, empreendedores, comprometidos, brand lovers e inconformados.
“49,7% dos jovens inquiridos para a realização deste estudo consideram que investir na educação é a principal prioridade para o desenvolvimento do país. Reclamam uma educação mais digital e adequada aos requisitos do mercado” avança o estudo que salienta ainda que o “apoio aos empreendedores e às PMEs são considerados os investimentos necessários para garantir o desenvolvimento do país”
Iñaki Ortega, diretor da Deusto Business School Madrid, salienta ainda que estes jovens são “Irreverentes porque não hesitam em contrariar pais, professores ou mais velhos porque são autodidatas. O imediatismo assente nas redes sociais que utilizam, onde tudo é rápido e fugaz. A economia colaborativa e a diversidade que abraçam fazem com que sejam inclusivos. O mundo líquido em que nasceram, nas palavras do filósofo Bauman, onde nada é estável e tudo muda, faz com que a incerteza seja uma companhia constante, uma vez que nasceram em plena crise global”.
No que respeita à escolha da empresa para trabalhar um dos aspetos menos valorizados é a notoriedade da empresa e mais de 65% preocupa-se com a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e 63% com o bom ambiente de trabalho.
Mais de metade dos Millennials acredita que o emprego ideal é montar a sua própria empresa ou trabalhar por conta própria.
O estudo Geração Z: O Dilema, baseou-se em mais de 600 entrevistas a membros desta faixa etária e sete focus group em que participaram mais de 50 gestores de Recursos Humanos e Marketing, assim como jovens entre os 14 e os 23 anos.
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