A importância da internacionalização para PME portuguesas

26 de março de 2014

A importância da internacionalização para PME portuguesas

Um estudo sobre a Internacionalização das PME portuguesas, realizado pela SBI Consulting, empresa de consultoria de gestão, revela que 55% das novas marcas portuguesas aposta na internacionalização no primeiro ano de atividade. Por outro lado, 20% dos inquiridos afirma que a internacionalização do negócio iniciou-se quando a empresa já tinha mais de 10 anos no mercado.

O estudo foi realizado a duas dezenas de PME nacionais em processo de internacionalização, de várias áreas como indústria, turismo, franchising, área financeira, e-commerce e IT. O objetivo era saber mais sobre o papel que os mercados externos desempenham nas estratégias daquelas empresas e identificar as principais dificuldades que as mesmas enfrentam na entrada em novos mercados. Para 65% dos inquiridos, a internacionalização fazia já parte da sua estratégia inicial.

75% das empresas garante que foi a ambição da equipa de gestão do projeto que os levou a tomar a decisão de internacionalizar a empresa e 20% das empresas apontaram a crise no mercado nacional como um dos motivos para recorrerem aos mercados externos. De acordo com a mesma fonte, para 50% dos inquiridos, uma reunião com um potencial cliente foi a primeira iniciativa de promoção internacional, sendo que para 15% foi a participação numa feira ou exposição.

Para financiar a entrada em novos mercados, 60% dos inquiridos optaram pelo autofinanciamento e só 5% da amostra recorreu à banca. 30% afirma ter recorrido a um novo sócio e 15% a apoios estatais. 35% das empresas confessam ter recorrido ao apoio especializado da AICEP, entre outros apoios apontados, como câmaras de comércio, associações empresariais, consultoras especializadas, concursos internacionais, eventos de networking e missões comerciais.

As maiores dificuldades sentidas pelos empresários portugueses, no acesso a novos mercados, é a promoção dos produtos e serviços no país de destino, algo considerado “muito difícil” por 60% dos inquiridos. Estabelecer contactos adequados, compreender o contexto fiscal e distribuir o produto ou serviço são outras das principais dificuldades na abordagem aos mercados externos, sentidas pelas empresas em questão.

O estudo, conduzido em fevereiro e março de 2014, foi apresentado no dia 20 de Março, na abertura da conferência “Novas Latitudes – Práticas para a Internacionalização das PME”, que decorreu no Museu do Oriente.

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Jornalista: Sandra Pinto Barata

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