São mais de 180 instituições culturais de todo o mundo que fazem parte daquela que se afirma como a maior exposição virtual de moda do mundo. No “We Wear Culture” contam-se os portugueses Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.
“Os famosos e marcantes figurinos dos Bailados Verde Gaio do Museu Nacional do Teatro e da Dança e outros trajes ficam disponíveis online como parte desta exposição global que hoje se inaugura. Já o Museu Nacional do Traje disponibiliza várias exposições de trajes históricos até aos dias de hoje, inclusivamente uma exposição desconhecida do olhar do público”, lê-se em comunicado.
A exposição conta assim com mais de 3000 anos de moda através de instituições culturais de cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, São Paulo e de todo o mundo.
“A tecnologia de ponta do Google, incluindo imagens de realidade virtual, videos 360º, Street View e imagens de ultra alta resolução, dita “gigapixel” foram usados para fixar as imagens das coleções tornando-as disponíveis a todos”, acrescenta o comunicado, e permite, explorar a história das roupas desde a antiga Rota da Seda, até aos dias de hoje passando pela moda de Versalhes ou o punk britânico. O projeto reúne assim “peças icónicas que mudaram a forma como as sucessivas gerações se vestiram, como foram as meias de vidro de Marilyn Monroe ou o vestido preto de Chanel”.
As exposições contam com nomes como Alexander McQueen, Marilyn Monroe, Cristóbal Balenciaga, Coco Chanel, Audrey Hepburn, Christian Dior, Helmut Newton, Irving Penn, Yves Saint Laurent, Manolo Blahnik, Gianni Versace , Oscar de la Renta, Pierre Balmain, Vivienne Westwood, Miyake Issey.
A exposição “We wear culture” reúne 400 exposições online com mais de 30 mil fotografias, 4 experiências de realidade virtual, mais de 700 imagens de ultra alta-definição e mais de 40 locais oferecem acesso a percursos com o Google Street View.
Comentários (0)