O logotipo dos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, já foi apresentado, e, de acordo com a agência noticiosa Ad Latina, já começou a gerar polémica.
Assinado pela Tátil Design, este logotipo contou com o trabalho de 100 pessoas dos escritório de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo surgido mais de 50 propostas antes da definitiva.
O logo final surge de uma selecção feita de trabalhos de 139 agências iniciais, e que se apresentaram num concurso faseado que chegou depois aos 8 finalistas. A decidão ficou tomada por unanimidade no início de Setembro de 2010.
O simbolo eleito, como explica Beth Lula, a porta-voz do Comité de Organização, transmite a mistura da cultura local com uma linguagem global, que não perde o significado com o passar dos tempos.
“Paixão e transformação. Esta é a essencia da marca. Paixão e transformação de uma cidade e de um país inteiro”, conclui.
No entanto, o logotipo não conseguiu fugir à polémica. Houve quem acusa-se a marca de plágio a través da rede social Twitter. Uns associaram a imagem à da Organização Não Governamental Telluride Foundation, outros à do Carnaval de Salvador 2004 e ainda à tela La Danse, de Henri Matisse.
A organização já reagiu, e em declarações ao jornal Folha de S. Paulo afirmou que compararam os logos referidos que consideram não haver quaisquer conflitos.
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