Lisboa quer criar marca que distingue comércio local

25 de fevereiro de 2015

Lisboa quer criar marca que distingue comércio local

No dia da abertura de mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, a imprensa nacional destaca os resultados e as estratégias de diferentes regiões portuguesas. O Dinheiro Vivo dá conta de que a Câmara de Lisboa pretende criar uma marca para as lojas históricas da cidade, como a Confeitaria Nacional ou a Luvaria Ulisses. Segundo o jornal, o objetivo é criar um selo que distinga as lojas que fazem parte da cidade mas também um próprio guia com as coleções de produtos vendidos por estes espaços e prémios a atribuir periodicamente ao comércio local. Apesar de ser considerada uma das cidades europeias mais acessíveis, Lisboa está a competir pela entrada no tabuleiro da próxima edição do Monopólio. O suplemento Fugas, do jornal Público, refere que só 20 cidades das 80 a concurso entram sendo que Lisboa está no top 15 desta milionária volta ao mundo.

De Lisboa para o Porto, o Económico dedicou vários artigos à cidade Invicta. De acordo com o jornal, nunca como hoje houve tantos turistas no Porto destacando-se a qualidade preço e as viagens de avião “low cost” como fatores fundamentais para a afirmação do turismo portuense. Em apenas cinco anos, o Porto recebeu mais de 800 mil turistas e um crescimento de mais de 11% no número de dormidas. O mesmo jornal refere ainda que o dinamismo do mercado do Porto tem estado em crescimento. O ano de 2014 foi o melhor de sempre para a reabilitação urbana no centro histórico e Baixa do Porto.

Viajando até Coimbra, o Público dá conta de que o Portugal dos Pequeninos celebra 75 anos este ano e tem como objetivo acrescentar novos monumentos ao parque 50 anos depois da última intervenção. Para assinalar a data, o jornal afirma que a Fundação Bissaya Barreto, entidade que gere o espaço, pretende avançar com a construção de “monumentos representativos do Portugal contemporâneo” de forma a “não deixar o parque parado no tempo”. Entretanto, a indústria têxtil antecipa em cinco anos a meta dos cinco mil milhões de exportações. De acordo com o mesmo jornal, até 2020, o setor vai investir 90 milhões de euros na internacionalização e promoção da imagem.

Na área da tecnologia, Portugal está também na corrida para ganhar os prémios Sony de fotografia. Numa edição com um número recorde de concorrentes, mais de 170 mil, Eduardo Leal e Beatriz Rocha estão entre os finalistas para vencer aquele que se apresenta como o maior concurso de fotografia do mundo. Segundo o jornal Público, os Prémios Sony receberam, este ano mais de 173 mil imagens de 174 países, um número recorde que representa um aumento de 25% face ao ano anterior. Já em Amesterdão, o Adnews Brasil refere que a cidade holandesa vai receber aquele que deverá ser o primeiro show de drones do mundo. De acordo com o jornal, numa arena fechada, centenas de drones controlados por um software farão um espetáculo aéreo com acrobacias, efeitos de luz e até mesmo corridas e batalhas.

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Jornalista: Ana Gaboleiro

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