Hoje o mundo das marcas acordou com a notícia de que Lisboa é considerada uma das cidades mais empreendedoras da Europa pela revista internacional Wired. Reconhecida em temas como ciência, tecnologia ou negócios, a publicação destaca a capital dedicando uma reportagem ao ecossistema empreendedor lisboeta, com nota para startups nacionais como a Uniplaces, Codady, Chic by Choice, e fazendo referência à Beta-i, ao que apura o Dinheiro Vivo. Uma distinção que surge também no momento em que Lisboa se prepara para receber o Web Summit, maior conferência do mundo de tecnologia e startups.
Reflexo do empreendedorismo português é também a indústria do calçado. Mais de 300 marcas lançadas nos últimos 10 anos é a meta atingida no mercado nacional de uma indústria que se diz ”jovem, moderna, voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta e o saber-fazer ao melhor design de sempre”. Os números pertencem ao Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) do Centro Tecnológico do Calçado em Portugal e são dados a conhecer pelo Económico. Um dos exemplos é Luís Onofre que vai estar em destaque entre sábado e terça-feira em Milão, ao dar a conhecer uma linha exclusiva de calçado masculino na maior feira mundial do género, a MICAM.
No mercado internacional, a maior cadeia de vendas a retalho do mundo, Wal-Mart, anunciou a despedida de sete mil trabalhadores nas lojas dos EUA. A medida irá afetar funcionários ligados à contabilidade e faturação, numa altura em que a empresa pretende “centralizar e automatizar boa parte das tarefas até agora desses trabalhadores”, segundo refere o The Wall Street Journal. A medida é um sinal das mudanças do setor do retalho que enfrenta cada vez mais a concorrência do ecommerce e das plataformas online, como a Amazon.
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