Lisboa é a única capital europeia a receber a Volvo Ocean Race, considerada a maior regata à volta do Mundo e um dos três maiores eventos náuticos mundiais. Com um investimento conjunto de cerca de 4 milhões de euros da Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa, este evento procura “renovar a ligação de Portugal e dos portugueses com o mar”, segundo José Pedro Amaral, Stopover Diretor Volvo Ocean Race Lisbon.
“Esta passagem por Lisboa coloca Portugal no palco mundial da vela, promovendo o nosso turismo, a nossa economia e a nossa cultura”, acrescenta José Pedro Amaral. O evento vai estar em Lisboa durante 14 dias, de forma gratuita, onde a organização diz ser possível contactar diretamente com as sete equipas e respetivos barcos, assistir a concertos ou visitar as diferentes exposições, feiras e atividades, tudo subordinado ao tema do mar.
Democratizar o evento, a vela e o mar, aproximando-os novamente dos portugueses, é o objetivo da Volvo Ocean Race. Um evento que teve início em outubro de 2014, em Alicante e termina a 27 de junho de 2015 em Gotemburgo, na Suíça. Lisboa é o último spotover onde os barcos são retirados da água para manutenção, entre os dias 25 de maio e 7 de junho.
“Estamos muito entusiasmados com esta passagem por Lisboa, um stopover muito aguardado pelas equipas, constituídas na sua maioria por europeus para quem Lisboa significa um regresso a casa após terem navegado milhares de milhas em alto mar”, refere Adolfo Rodriguez, Host Port Manager da Volvo Ocean Race.
Na última edição, a Volvo Ocean Race gerou um impacto económico estimado de mais de 31 milhões de euros e recebeu cerca de 200 mil visitantes.
Gotemburgo é na Suécia, se faz favor!!!
Estou curioso por saber como é que vão navegar até à Suiça…!