Lisboa é a 40ª cidade com mais reputação do mundo. A classificação é dado pelo estudo “City RepTrak 2013” promovido pelo Reputation Institute, que apresenta a 100 cidades mais conceituadas do planeta através da opinião recolhida junto de mais de 22 mil pessoas oriundas dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Com um índice de 67,08 pontos, a capital portuguesa ficou à frente de cidades como Los Angeles, Miami, Rio de Janeiro, Moscovo ou Pequim, sendo valorizada sobretudo pela sua “beleza” e “oferta de uma variedade de experiências atrativas, como a gastronomia, o desporto, a arquitetura e o entretenimento”.
“Este resultado indica que Lisboa se destaca cada vez mais como uma potência turística a nível mundial, ancorada nos pontos fortes da reputação como uma cidade acolhedora, segura e de uma beleza única. É por isso essencial continuarmos a trabalhar na valorização de outros atributos como os de uma «cidade economicamente desenvolvida» e uma «administração eficaz»”, explica Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal.
Neste ranking Sidney foi considerada a cidade do mundo com melhor reputação, situando-se à frente de Toronto e Estocolmo. Os resultados do estudo revelam que existe uma forte ligação entre a reputação da cidade e o seu desempenho, ou seja, uma cidade que saiba gerir eficazmente a sua reputação terá maior probabilidade de atrair turistas, investimento e talentos.
“As cidades como melhor reputação são aquelas que obtêm um melhor equilíbrio entre as três dimensões avaliadas. Por isso, este estudo é uma base fundamental para potenciar outros aspetos menos evidentes e que influenciam a reputação de Lisboa, permitindo definir estratégias eficientes para captar negócio, angariar mão-de-obra internacional e conquistar capital estrangeiro”, concretiza Pedro Tavares.
De referir que, embora o estudo revela que exista uma correlação entre a reputação da cidade e a reputação do respetivo país, Lisboa (67,08 pontos) registou um índice de reputação significativamente superior ao de Portugal, que obteve 61,6 pontos no estudo Country Rep Trak 2013.
Comentários (0)