A partir de 1 de maio, a Airbnb vai começar a enviar aos operadores de turismo local, inscritos na plataforma, a taxa turística devida pelos visitantes. A verba acrescentada de um euro por noite aos turistas da capital faz parte de um acordo assinado com a Câmara Municipal de Lisboa.
Depois de Amesterdão e Paris, Lisboa torna-se assim na 3ª cidade europeia a celebrar um acordo com a plataforma.
“A implementação deste acordo com a Airbnb é um importante passo para simplificar o processo de coleta da taxa turística e tornar mais clara as formas de funcionamento do alojamento local. Este setor de atividade tem tido uma importante contribuição para a economia da cidade, na criação de emprego e como complemento do orçamento familiar”, refere João Paulo Saraiva, vereador de recursos humanos e finanças.
As duas entidades vão ainda trabalhar em conjunto para promover uma atuação mais responsável no alojamento local/home sharing, construindo uma comunidade aberta e transparente no setor, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo.
Já Arnaldo Munõz, general manageral da Airbnb Marketing Services em Portugal, refere que é um prazer “trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa e apoiar os anfitriões da Airbnb com estas novas medidas, que são um exemplo para o mundo”.
De relembrar que a taxa turística de Lisboa foi implementada a 1 de janeiro de 2016 sendo que a verba reunida reverterá para o Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, esperando arrecadar uma receita de 15, 7 milhões de euros este ano.
Comentários (0)