A criação de uma figura que salvaguarde a utilização da língua portuguesa nos blocos informativos e a aposta em ficção nacional diferenciada são duas das prioridades apresentadas esta terça-feira no Parlamento pelos directores da RTP.
De acordo com o director de Informação da estação, José Alberto de Carvalho, a RTP está a planear criar, até final deste ano, uma figura que ajude a redacção a respeitar a língua portuguesa face às novas regras adoptadas com o acordo ortográfico. Chamados ao Parlamento a propósito de um relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre o pluralismo político-partidário na estação, José Alberto de Carvalho foi questionado também sobre as suas prioridades e opções para a estação numa reunião que é obrigatória e anual e que acabou por ser estendida também ao director de Programas.
Segundo o director de Informação uma das suas prioridades para 2008 será também reorganizar a redacção, que “cresceu segundo modelos obsoletos quer em termos de pessoas quer no circuito de notícias” e que irá incluir a integração da redacção multimédia na redacção geral. Além disso, José Alberto de Carvalho quer ainda alargar o espaço dedicado a reportagens, com a transmissão de reportagens de média duração, além de estar a preparar uma renovação cenográfica dos programas de informação.
Comentários (0)