O Lidl, cadeia de distribuição alimentar de origem alemã, hoje presente em mais de 25 países, alcançou recentemente o marco dos 10 milhões de fãs no Facebook. Um facto confirmado pelo estudo “Lidl Now #1 European Food Retailer on Facebook”, publicado pela agência de monitorização de Social Media, Socialbakers.
O Lidl iniciou as suas atividades internacionais de social media em setembro de 2011, com sete países-piloto: Reino Unido, Espanha, Irlanda, Holanda, Croácia, Roménia e Finlândia. A estreia com a primeira página de Facebook corporativa foi no Lidl Alemanha. Hoje, o Lidl tem 26 páginas corporativas de Facebook e uma comunidade de 10,2 milhões de fãs, sendo que o alcance médio do Facebook ronda os 5,9 % nos países operacionais. Assim, após cerca de dois anos e meio de presença internacional no Facebook, o Lidl ocupa o primeiro lugar entre os retalhistas do setor alimentar na Europa, e o segundo lugar a nível mundial.
Contudo, a liderança do ranking não é só medida pelo número de fãs Lidl. O estudo do Socialbakers demonstra que o Lidl é a cadeia alimentar da Europa com maior interação (engagement) e com o maior número de pedidos respondidos através do Facebook.
“O Facebook tornou-se, ao longo dos últimos dois anos e meio, numa plataforma de grande importância para a comunicação corporativa do Lidl”, afirma Andreas Brückner, Diretor da Agência líder para Social Media MRM Worldwide. “O sucesso explica-se pelo elevado profissionalismo com que o Lidl tratou do tema Social Media. Em vez de publicar apenas conteúdos publicitários, o Lidl utiliza o Facebook para comunicar bidireccionalmente de forma clara e transparente com os clientes”, conclui Brückner.
O Lidl Portugal iniciou a sua presença no Facebook em março de 2012 e conta já com mais de 460 mil fãs. No primeiro e segundo trimestre de 2013, o Lid Portugal recebeu o prémio como Socially Devoted apresentando taxas de resposta de 75% e 82% respetivamente. O artigo Lidl “A tua pizza” atualmente à venda foi criado pelos fãs do Lidl Portugal que votaram nos seus ingredientes preferidos. Para Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação do Lidl Portugal, “estes resultados são o reconhecimento do trabalho desenvolvido e dão-nos um enorme alento para continuar a trabalhar. Estar do lado dos nossos clientes e construirmos uma relação duradoura é para nós uma prioridade e enquadra-se dentro da nossa promessa de “Mais para Si“.
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