Desde segunda-feira que 50 alunos do Instituto de Artes Visuais e Design e Marketing (IADE) encontram-se no Fórum Picoas, em Lisboa, a desenvolver uma proposta de comunicação para a marca Moche. O desafio foi lançado no âmbito da 5ª edição do IADE Creative Week, iniciativa que mais uma vez teve como objetivo estimular e recrutar novos talentos, bem como reforçar sinergias entre a faculdade e o mercado de trabalho.
Ao longo de 5 dias consecutivos, os estudantes de licenciatura e mestrado, que se destacaram com o seu perfil e currículo numa primeira fase de seleção, formaram equipas constituídas por 5 elementos, que, com a ajuda de professores da Instituição, responderam a briefings apresentados pelas agências Fullsix e o Escritório.
“Esta semana criativa que o IADE promove tem por objetivo aproximar o mercado dos nossos alunos, dar a conhecer aquilo que de melhor nós somos capazes de fazer no âmbito do ensino da criatividade em Portugal e trabalhar com as principais agências de comunicação, que são os grandes empregadores destes jovens que todos os anos nós formamos e pomos no mercado. E portanto esperamos criar com esta semana um cenário em que algum modo é muito próximo daquilo que vai acontecer na realidade quando eles entram nas agências de comunicação”, explicou, em exclusivo ao Imagens de Marca, Carlos Duarte, Presidente do IADE.
Em 2013 esta verdadeira “montra de criatividade com os estudantes mais entusiastas das artes” contou pela primeira vez com o apoio da Moche, marca que vê neste tipo de iniciativas a plataforma ideal para reforçar a proximidade com o seu público-alvo, jovens entre os 15 e os 25 anos. “Nós procuramos iniciativas que nos permitam estar os jovens estejam e com a relevância que eles querem que exista. É importante sentirmos não só as tendências deles em estudos, mas sentirmos o que é que eles pensam realmente o que é que eles poderiam fazer de diferente com a marca Moche. Estamos posicionados com ações de entretenimento para eles, mas também com estas ações um bocadinho mais sérias, que lhes entrega um bocadinho de valor para a sua vida futura”, sublinhou Samuel Carvalho, Responsável de Publicidade do Moche.
Para os alunos esta é, pois, uma oportunidade que não se pode desperdiçar. De tal forma que há até quem fique a dormir no espaço reservado para o evento. Numa altura em que a taxa de desemprego entre os jovens já atinge os 40%, o IADE Creative Week reveste-se de especial importância para estes estudantes. “O que me motivou bastante foi saber que esta era uma grande oportunidade de ter uma experiência profissional, não só com o IADE, mas com uma outra empresa, neste caso com o Moche. Nós por muito que sejamos alunos temos de ser desafiados com mundo lá fora. E se a escola não nos prepara nesse aspeto, nós vamos chegar lá e não vamos saber o que fazer”, garante Pedro Maia, estudante do terceiro ano do Curso de Design do IADE.
As melhores propostas serão selecionadas ainda durante esta tarde de sexta-feira, com base em critérios, como a qualidade da apresentação, adequação ao «briefing» e o nível de investigação desenvolvida, estratégia de comunicação de marketing, criatividade e o plano de implementação.
Os vencedores terão a oportunidade de realizar um estágio profissional remunerado na Portugal Telecom ou nas agências Fullsix e o Escritório. A PT irá ainda assegurar o valor das propinas pago este ano por estes estudantes.
Acho que estas iniciativas ´~ao sempre benvindas , dar-mos oportunidade aos jovens mostrar o seu talento, neste tempo de crise revelam-se muitos talentos