Permite a secagem de produtos hortofrutícolas aproveitando energia solar e reduzindo os gastos de eletricidade. O bLACK.bLOCK é o projeto vencedor do Prémio EDP Inovação 2015 e agora vai ter a oportunidade de receber o know how de um ano de incubação na EDP Starter, assim como, 50 mil euros destinados à concretização do projeto.
O concurso que premeia ideias inovadoras na área das energias limpas teve como mote “põe as tuas ideias a andar” e pretendeu inspirar os talentos nacionais com projetos diferenciadores na área. “Queremos que as ideias tenham futuro e não se fiquem pelo concurso em si, ou seja, uma das nossas principais preocupações é darmos as ferramentas para que estas pessoas a partir do dia de hoje consigam pegar nas suas ideias e pôr uma empresa a funcional”, refere Carla Pimenta, responsável pela área de empreendedorismo da EDP.
Já com mais 150 postos de trabalho criados, a EDP tem vindo a investir nos empreendedores nacionais e hoje permite que as mais de 30 empresas saídas da incubadora da elétrica, EDP Starter, faturem cerca de 6 milhões de euros. Valores que a marca quer ver aumentar com a perspetiva de expandir o concurso para os mercados internacionais, como Espanha e Brasil.
Um dos exemplos de sucesso é a EGG Electronics, uma marca saída da EDP Starter e que tem vindo a registar um aumento da procura pelo mercado nacional e internacional. Um produto que permite acabar com as famosas fichas triplas onde o design se junta à comodidade, isto porque com um simples aparelho, em formas de ovo, é possível carregar vários dispositivos, incluindo os de cabo USB.
“Uma das nossas principais preocupações é desenvolver produtos no nosso país, gostamos de ver casos de sucesso, mas obviamente sempre com uma lógica de integrar estas inovações dentro da nossa própria estratégia de inovação, isto é dentro da temática das energias limpas”, acrescenta Carla Pimenta.
Comentários (0)