Assume-se como a primeira marca portuguesa de cosméticos low cost. A I Love Me foi criada há cerca de um ano e tem como filosofia e assinatura “Skin has no sex”, ou seja, a pele não tem sexo. Esta é uma forma de aumentar o leque de possíveis consumidores, afirmando que tanto mulheres como homens devem ter cuidados com a pele.
Chegou ao mercado em Novembro de 2011. A ideia surgiu numa viagem que José Janeiro, fundador da marca, fez às Ilhas Gregas. Como o próprio afirma achou piada ao negócio da cosmética e percebeu que havia espaço no mercado português para um novo tipo de produtos. Com capitais próprios, investiu cerca de 100 mil euros no lançamento da marca.
Durante o primeiro ano conseguiu ganhar clientes fiéis. A marca foi eleita produto do ano na área da cosmética, na Escolha do Consumidor, em Setembro de 2012. Um reconhecimento que contribuiu para o aumento de 50% da faturação da marca em apenas dois meses, registando uma variação positiva de 63% face ao mês de Outubro.
Os produtos são fabricados em Espanha, “com participação numa entidade em Barcelona”, segundo a marca. José Janeiro afirma “Temos que produzir onde existe um know how sólido, uma facilidade de resolução de problemas e encontrámos essas características em Espanha”, acrescentando que consegue praticar preços low cost devido a este facto.
Construída de raiz para crescer para mercados externos, o nome foi escolhido estrategicamente. Desde início que a internacionalização para países europeus e de língua oficial portuguesa era o objetivo e hoje, estes mercados representam um total de 40% do volume total de negócio, segundo o seu fundador. Nos primeiros meses decidiram fazer entregas teste em países tão variados como França, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Japão e Inglaterra. Hoje, alguns destes países são mercados conquistados.
Sem lojas próprias dentro dos objetivos futuros, a marca aposta em comunicação no ponto de venda. A I Love Me está presente em farmácias, parafarmácias, revendedores como cabeleireiros, esteticistas, spas e lojas de cosmética. Com uma gama variada de produtos, como nos conta José Janeiro, em Março está previsto o lançamento de mais três e em Junho, afirma chegar ao mercado um creme botox que diz ser revolucionário. Produto que será apresentado naquela que dizem ser a maior feira internacional de cosméticos, a Beauty International Dusseldorf, que decorre na Alemanha.
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