Foi ontem apresentada, no Centro de Sangue e de Transplantação de Lisboa, a plataforma ‘Dador’ que apela à dádiva de sangue através da tecnologia e das redes sociais.
Desenvolvida de raiz pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), a plataforma ‘Dador’ pode ser acedida a partir de uma aplicação para smartphones Android e iOS, através do site darsangue.pt e na página de Facebook, que fornece informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.
Esta plataforma permite uma interação contínua e mais eficiente entre o IPST e os atuais dadores, permitindo o seu registo, configurar alertas específicos e ainda definir notificações diretas, caso se verifique um stock reduzido do tipo de sangue do dador.
A plataforma permite igualmente comunicar e envolver toda a população que ainda não é dadora e informar o cidadão sobre as condições gerais de saúde para a dádiva. Adicionalmente, esta nova plataforma disponibiliza informação útil sobre a dádiva de sangue e curiosidades sobre o sangue e grupos sanguíneos.
Comentários (0)