A notícia já correu mundo e só os mais desatentos foram apanhados desprevenidos: em 2016 e pela primeira vez na história dos Estados Unidos da América, o investimento publicitário alocado em digital foi superior ao alocado em televisão.
A tendência torna-se agora global e segundo o mais recente estudo da consultora Kleiner Perkins Caufield & Byers, em 2017, o investimento publicitário no digital a nível global, vai ultrapassar o da televisão.
O mobile é hoje o formato que mais cresce, acima da publicidade digital para desktop e aqui, o Google e o Facebook são quem mais se destaca: no total captaram 85% do crescimento do investimento publicitário no Estados Unidos, em 2016.
Entre as diferentes conclusões do estudo da consultora contabilizam-se as cerca de 5.6 horas que em média um adulto norte americano passa nas plataformas digitais e do lado dos anunciantes, a medição do ROI (Return On Investment), ou seja, o retorno do investimento, é a principal preocupação quando se investe no digital.
Já o mobile continua a crescer, mas está a desacelerar – se em 2015 esse crescimento era de 10%, em 2016 foi de apenas 3%. No entanto, o comércio eletrónico e o gaming estão a crescer bastante com a área dos jogos eletrónicos a contabilizar já cerca de 2.5 mil milhões de utilizadores.
Por último, e segundo o relatório veiculado pela Warc, outra das grandes tendências é a afirmação das grandes empresas de internet centradas em duas geografias: Estados Unidos da América e China.
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