11 de novembro de 2013

Inovação marca empresas nacionais

Em cinco edições, a EDP já distribuiu qualquer coisa como 250 mil euros em apoios diretos à criação de empresas, maioritariamente associadas a tecnologias limpas no setor energético.

Este ano, o impulso pode ser dado ao “InSwitch”, projeto vencedor do Prémio EDP Inovação 2013, desenvolvido por três estudantes de Engenharia Eletrotécnica, que pretende maximizar o consumo em motores elétricos com índices de poupança que podem chegar aos 20%.

A equipa vencedora ganha cerca de 50 mil euros e uma viagem ao Brasil, a São Paulo, onde deverão apresentar o seu projeto “InSwitch” à EDP Brasil, e também estabelecer uma rede de contatos que pode originar oportunidades de negócio em solo brasileiro.

Na quinta edição foram recordados outros projetos que estão hoje bem implementados no mercado e que são comercializados graças ao apoio da EDP Starter, uma incubadora de empresas da área energética.

Entre os três finalistas ao Prémio EDP Inovação estavam também os projetos Energy Click, um equipamento que permite a produção de energia térmica e o Enhanced WT, tecnologia para aerogeradores de pequena dimensão para a produção descentralizada de energia elétrica na proximidade de locais de consumo.


Na Sonae também se Inova

Vencedor Sonae Chairman Award

Inovação é também uma palavra chave para a Sonae, onde as suas empresas investiram qualquer coisa como 82 milhões de euros em 2012. Durante o Fórum de Inovação das Empresas Sonae, FINOV, foram distinguidos os projetos que mais se destacaram no universo do grupo.

Na entrega de prémios, os Sonae Companies Innovation Awards, foram distinguidos projetos de diferentes áreas como o novo conceito de loja do projeto Hiper do Futuro (Sonae MC), a inovação de produto da Berg (Sonae SR), a plataforma interna de beta testers da Optimus (Sonaecom), o programa e site de descontos Promofans (Sonae Sierra), a aplicação online de acesso a informação para clientes de seguros Proximity (MDS), o laminado altamente resistente a químicos Lab Grade Compact (Sonae Indústria) e o software de eficiência energética BuildOne (Sonae Capital).

O Chairman’s Awards reconhece uma única inovação entre as centenas desenvolvidas ao longo do ano e este ano foi distinguida o carro de “picking” do Continente, utilizado pelos colaboradores das lojas da Sonae MC para fazer a recolha dos produtos dos clientes que efetuam as suas compras através do canal online.

Em comunicado, Luís Reis, presidente do Fórum de Inovação das Empresas Sonae, afirma: “Os projetos vencedores dos Sonae Companies Innovation Awards e do Chairman’s Award demonstram a nossa capacidade de desenvolver, em Portugal e nos mais de 60 países onde estamos presentes, soluções que criam vantagens competitivas e colocam as Empresas Sonae como referências nos seus setores a nível nacional e internacional. Temos promovido uma cultura de inovação aberta, envolvendo os colaboradores, parceiros, universidades e centros de conhecimento, com resultados assinaláveis que se traduzem em novos produtos e serviços, mas também em novos formatos e processos de negócio que estiveram patentes no FINOV’13”.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Fernando Paula; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.