Foram dois os vencedores da 1ª edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas, entregue ontem, em Lisboa. “Hard Club“, na área da animação cultural, e “Cut Furniture“, na área do design, ganharam excepcionalmente em ex-aequo o 1º lugar e um prémio de 25 mil euros. “Ideias.M”, na área do design/música, foi ainda galardoado com uma Menção Honrosa.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Unicer e a Fundação de Serralves e distinguiu ambos os trabalhos por “compreenderem actividades inovadoras e criativas e responderem de forma mais eficaz ao desafio de transformar ideias em negócio, adaptando o modelo de actividade à realidade do mercado nacional perante a actual conjuntura económica”.
Os não premiados tiveram ainda oportunidade de ver os seus projectos financiados e concretizados, uma vez que a organização remeteu 26 dos trabalhos em competição para o IAPMEI, que os submeteu à consideração da Plataforma FINICIA do Porto. Destes já foram seleccionados os projectos “Canopus” e “By GG”, que exploram as áreas dos artigos funerários e acessórios de moda, respectivamente. Os vencedores da primeira edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas foram seleccionados entre dez finalistas, num concurso onde foram inscritos 171 trabalhos. CS
Comentários (0)