A 1 de Fevereiro de 2004 o Imagens de Marca colocava no ar o seu primeiro programa. A primeira peça que mostramos fala sobre a criatividade. Na altura estivemos à conversa com o Director Criativo da Strat, José Carlos Campos. Em 2011, ao fim de 7 anos, com uma passagem de cerca de 2 anos pela Ogilvy, José Carlos Campos mantem-se no mesmo posto e falou ao Imagens de Marca:
“Em 7 anos muito mudou. E não digo apenas em Portugal. Digo no Mundo. Em 7 anos a crise ficou mais densa, mais complexa e moralmente mais poluída. Basta ver documentário “Inside Job” para facilmente entendermos que até 2008 valeu tudo. E para o futuro fica a incógnita. Mas sejamos optimistas.
Hoje a preocupação com a qualidade esmoreceu. Essencialmente é isso que sinto. Sinto que as ideias de qualidade diminuíram, as produções de qualidade também. Dizem: é a crise. Concordo parcialmente. Os desafios estão aí e pedem audácia. Pedem coisas boas. Até porque os consumidores estão abertos a isso. Hoje fico com a sensação que há muito medo. Medo de se perder para o concorrente, mas mais grave, de se perder o posto de trabalho. E isso é horrível, transforma o clima de trabalho pouco arrejado. Pouco franco.
Hoje estamos a viver uma nova revolução. A revolução digital. Acredito nela. Acredito no que promete. Mais interactividade, mais proximidade, mais verdade. Uma revolução que implica uma revolução na forma como o marketing lida com as marcas. Hoje as marcas caminham para a democracia. Até agora as marcas eram umbiguistas. Tinham um dono. Tinham um Director de Marketing que comandava o destino, que definia um percurso e esperava que os consumidores viessem atrás, mas o futuro, vai exigir novos atributos não só a profissionais de marketing como a profissionais de comunicação. As marcas vão ser todos. Todos. E as conseguirem ser mais isso, triunfam.
Nos últimos 7 anos estivemos a fazer um caminho que não terminou e ninguém saberá onde irá acabar. Nestes tempos de instabilidade só posso afirmar com toda a certeza que são muito estimulantes”. HH/TS
Comentários (0)