IKEA desafia designers a melhorarem a vida dos refugiados

19 de fevereiro de 2016

IKEA desafia designers a melhorarem a vida dos refugiados

A IKEA Foundation, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a What Design Can Do (WDCD) lançaram, a nível global, o desafio ‘What Design Can Do – Refugee Challenge’. Esta iniciativa visa a integração e receção de refugiados em áreas urbanas. Lançada na conferência ‘IKEA Democratic Design Days’, que decorre em Zurique, pretende demonstrar a capacidade do design para mudar o mundo e dirige-se a criativos e designers.

As candidaturas para apresentação de soluções inovadoras para a integração de refugiados em contexto urbano estão agora abertas. Do número total de projetos a marca afirma que serão selecionados cinco, a anunciar a 1 de julho deste ano, em Amesterdão. Cada um dos projetos finalistas receberá um financiamento de até 10.000€ e apoio especializado para a concretização, nas etapas de desenvolvimento de protótipos e implementação.

Numa nota enviada à imprensa, Marcus Engman, diretor de design da IKEA Suécia, refere que “o design é uma excelente ferramenta para melhorar o nosso dia-a-dia. Queremos colocá-lo ao serviço de causas úteis, além do previamente estipulado. Queremos colocá-lo nas mãos dos atuais grandes talentos e dar-lhes o maior desafio de todos: colmatar as necessidades das pessoas a quem não resta mais nada.”

O ‘WDCD Refugee Challenge’ decorre ao longo do ano de 2016. O processo estrutura-se em 7 etapas, incluindo a apresentação de propostas, fase de feedback, melhoria de propostas, seleção, decisão do júris e anúncio de cinco finalistas – a 1 de Julho, em Amesterdão.

Segue-se a etapa de concretização, com a entrega do prémio monetário e apoio especializado na implementação, o que inclui uma fase de campo para apresentação dos projetos elaborados a parceiros. Por fim, os resultados deste concurso são anunciados em dezembro e apresentados em exposição.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.