26 de outubro de 2016

ICAP passa a Auto Regulação

O ICAP passa a ser designado por Auto-regulação Publicitária na data em que celebra 25 anos de trabalho. A mudança está relacionada com a necessidade de existir um maior reconhecimento pela entidade por parte de público em geral mas também stakeholders, marcas, agências e meios, no fundo, aumentar a notoriedade e representatividade da Auto-regulação Publicitária. Nuno Pinto de Magalhães, presidente do ICAP, refere que esta mudança está em linha com aquilo que se faz um pouco por toda a europa.

A nova imagem passa por representar as agências, os anunciantes e os meios e foi dada a conhecer no evento que além de celebrar os 25 anos do ICAP, agora Auto-Regulação Publicitária, foi também o local para se realizar a reunião anual da EASA, European Advertising Standards Alliance.

A mudança pretende também acompanhar o novo consumidor que existe no país. Segundo Carlos Liz, partner da Ipsos, o novo consumidor é alguém “que está muito ocupado a viver múltiplas experiências, que cresceu com as marcas, como símbolos de modernidade, mas que as vê serem ultrapassadas por novos fornecedores de capital simbólico, alguém que se sente auto capacitado para criar conteúdos e que prepara novos “cadernos reivindicativos”, novos tópicos de reclamação assentes nas prestações de base tecnológica, na gestão de informação, que se quer precisa, dirigida, relevante”.

O novo consumidor tem um comportamento que cobrem muitas áreas da vida pessoal e social como praticar desporto, cozinhar ou tratar da casa. 31% dos inquiridos do Estudo Lazer do C-Lab, considera que aproveita os tempos livres de uma forma melhor e consegue tirar mais prazer ou realização destes momentos. O consumo de televisão está hoje muito no domínio dos media por parte dos consumidores. A possibilidade de voltar atrás na box, gravar, entre outras, são algumas das funcionalidades que os consumidores apreciam cada vez mais.

Há uma colagem da sustentabilidade à responsabilidade no consumo, mas também há novos pontos de exigência dos consumidores face às marcas como o consumo de marcas portuguesas.

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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