IBM vai ajudar cientistas a estudar a relação entre bactérias do corpo e doenças autoimunes

24 de agosto de 2017

IBM vai ajudar cientistas a estudar a relação entre bactérias do corpo e doenças autoimunes

O Microbiome Immunity Project tem como objetivo mapear os três milhões de genes bacterianos encontrados no microbioma humano, a bactéria que vive no corpo humano e que se acredita que afeta a saúde, e prever a estrutura das suas proteínas associadas. Para funcionar irá utilizar o poder de processamento excedentário dos computadores, tablets ou smartphones de utilizadores voluntários com o objetivo de realizar milhões de experiências virtuais para ajudar cientistas do Broad Institute of MIT and Harvard, do Massachusetts General Hospital, da University of California San Diego e do Simon Foundation do Flatiron Institute. Este estudo pretende entender melhor a interação do microbioma com a bioquímica humana e determinar como essa interação pode contribuir para doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, doença de Crohn e colite ulcerosa – doenças que afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e que estão a ser diagnosticadas cada vez com maior frequência. Com uma melhor compreensão, os cientistas poderão assim prevenir e tratar mais facilmente essas doenças. Para colaborar com esta iniciativa basta descarregar de forma segura um programa de software que, ao detetar que um dispositivo não está a ser utilizado, permite que este utilize a sua capacidade de computação para executar uma determinada tarefa, neste caso em nome dos cientistas. Desde a sua fundação em 2004, a World Community Grid apoiou 29 projetos de investigação em áreas como o cancro, HIV/SIDA, Zika, água limpa, energias renováveis e outros desafios humanitários. Até à data, a World Community Grid, alojada na IBM Cloud, possibilitou que investigadores utilizassem um poder de supercomputação equivalente a 500 milhões de dólares de forma gratuita.

A Quinta do Crasto, produtor de vinhos e azeites premium no Douro, acaba de lançar um novo vinho Crasto Rosé 2016. Produzido à base das castas Touriga Nacional (85%) e Tinta Roriz (15%), apresenta uma cor salmão e uma expressão aromática onde se destacam notas frescas de frutos silvestres do Douro e suaves notas florais. O novo Crasto Rosé 2016 completa a gama que introduz a filosofia do produtor, composta pelo Crasto Branco e Crasto Tinto. Com perfil moderno e elegante, este vinho promete seguir os caminhos de sucesso dos seus “irmãos”, que conquistam, colheita após colheita, prémios e distinções por todo o mundo. A distribuição é exclusiva da Heritage Wines.

Após o lançamento da primeira marca de certificação da carne suína 100% portuguesa, a Porco PT, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) prepara-se para correr o país de Norte a Sul para apresentar o projeto aos diversos agentes económicos ligados ao sector. Sob o mote “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”, o roadshow Porco PT terá início na cidade de Chaves no próximo dia 4 de setembro com objetivo de mostrar os benefícios de adesão ao programa de certificação da carne de porco. Esta ação que procura dar resposta a todas as dúvidas dos diversos agentes ligados ao sector pecuário, promete elevar e diferenciar a qualidade superior da carne de porco portuguesa com a marca Porco PT. O roadshow que irá prolongar-se até outubro passará ainda pelas cidades da Guarda (18 de setembro), Lousada (25 de setembro), Leiria (2 de outubro), Montijo (9 de outubro), Évora (16 de outubro) e por último a cidade de Loulé no dia 23 de outubro. Inserido na nova estratégia da FPAS, o roadshow será composto por um programa totalmente dedicado à criação da marca Porco PT e quais os processos necessários para a certificação. Os presentes poderão ficar a conhecer todos os detalhes do projeto, bem como, as garantias que são asseguradas através de um caderno de especificações exigente que elenca várias práticas relativas à rastreabilidade, à alimentação, ao maneio, ao bem-estar animal e à comercialização da carne em questão.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.