Hoje celebra-se pela primeira vez em Portugal o “Dia de trabalho fora do escritório”. Milhares de organizações vão permitir que os seus colaboradores trabalhem a partir de outro local que não o escritório habitual.
O objetivo da ação é trazer o tema da produtividade no nosso país para a agenda do dia, e medir o impacto benéfico no trabalho produzido, descontando a redução no tempo gasto em deslocações, o impacto positivo no ambiente, a redução de gastos em combustível, alimentação, entre outras despesas, e aumentando o tempo gasto em trabalho efetivo.
As organizações esperam, assim, reduzir os seus custos operacionais, aumentado em simultâneo a eficiência no trabalho. Entre elas encontra-se a Microsoft Portugal, que recentemente apresentou um estudo, onde se revela que o défice de produtividade no nosso país pode estar relacionado com a falta de flexibilidade na prestação do trabalho e na tecnologia. Apenas metade das empresas portuguesas incorporam a flexibilidade no seu modelo de trabalho.
Este estudo demonstra também que 68% dos trabalhadores em Portugal são mais produtivos quando trabalham de forma flexível. Portugal é mesmo o país europeu com a percentagem mais elevada de trabalhadores (63%) que acredita que o trabalho flexível os torna mais produtivos, já que lhes permite um melhor equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal.
Além da Microsoft, entre as organizações aderentes à iniciativa encontram-se a Associações Portuguesa das Família Numerosas, a Confederação dos Serviços de Portugal, o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Olá, o Out of Office Day é amanhã. Não hoje. Obrigada.