22 de maio de 2008

Histórias de Marca

Video: Primeiro anúncio de tv da marca. Para recordar mais anúncios antigos da Sumol dê uma espreitadela ao nosso Museu da Publicidade.


 


Do slogan “sem corantes nem conservantes” aos “sumólicos anónimos”, a Sumol soube desde muito cedo inovar tanto na sua comunicação como no seu produto. A bebida pode não ter conservantes, mas o que é certo é que se tem “conservado” no mercado ao longo de 54 anos.


 


A primeira campanha televisiva da Sumol surge em 1965 e recorre a uma animação – na altura ainda a preto e branco – com um gato e um cão. Contudo, a génese da marca remonta a anos anteriores. A 1950, mais precisamente. Com cem escudos (valor que hoje seria equivalente a pouco mais que 500 euros), um grupo de amigos decidiu abrir em Algés um negócio de fabrico de gelo, laranjadas e gasosas: a Refrigor, Lda.


cafe caravela


 


É esta empresa que passados quatro anos, após a entrada de um novo sócio, António João Eusébio, apresenta pela primeira vez o refrigerante Sumol ao público. No café Caravela d’Ouro, em Algés, no ano de 1954, o Sumol surge como “uma nova especialidade de sumo de frutas”.


 


Uma nova “especialidade” que não se ficava só pelo sabor, já que o Sumol acabou por nesse mesmo ano marcar presença no mercado como a primeira bebida de sumo de fruta pasteurizada em Portugal. Daí que a assinatura “sem corantes nem conservantes” tenha sido ao longo de muitos anos uma das grandes bandeiras da marca.


 


garrafa antiga


Na verdade, o historial de marca surge em muitos pontos associado à inovação. Foi também a Sumol quem primeiro partiu para a utilização de garrafas verdes, pela protecção acrescida que oferecia às propriedades da bebida.


 


Mas se por um lado é a inovação um dos elementos caracterizadores da marca, também é certo afirmar que terá sido uma forte estratégia de proximidade com o consumidor que vincou desde logo a Sumol no mercado. Antes da existência da televisão, altura em que a comunicação era propaganda – cartazes, toldos, letreiros nos locais de venda –, a Sumol apostou na presença em cafés e restaurantes de Norte a Sul do país, com os slogans “Beba Sumol” e “Especialidade de Sumos de Frutas”.


 


 







Uma proximidade com 54 anos
Com mais de meio século de existência é natural que a gestão e comunicação da marca tenham vindo sempre a evoluir, acompanhando as tendências do mercado e do target favorito da marca: os jovens. Para além da diversificação da gama de produtos, acrescentando sabores diferentes às variedades Sumol – ananás, logo em 1958, maracujá, nos anos 90 e manga e morango, mais recentemente –, a marca esteve sempre próxima dos valores daqueles que queria atingir.


Uma aproximação que ao longo do tempo assumiu inúmeras vertentes, já que no percurso da marca ficam exemplos como a associação a eventos como o Rock in Rio, em 2004, ou ligação à série juvenil de televisão “Morangos com Açúcar”, bem como o lançamento de toda uma variedade “Z”, com zero adição de açucares, ou a organização do Sumol Lisboa Parade, em 2005, um evento em que Sumol reforçou a sua ligação ao mundo da música, através do desfile de uma caravana de camiões equipados com aparelhagens. Exemplos da comunicação multifacetada que a marca sempre quis mostrar.


 


De cara lavadasumol~evoluçao
1991 foi o ano que marcou a primeira mudança de imagem da marca Sumol. Do antigo rótulo de fundo branco a marca passa para o rótulo de fundo verde às riscas, começando a deixar para trás as garrafas pirogravadas. Foi esta a primeira fase daquilo que a marca chama de “rejuvenescimento da imagem”.


 


Já em 1997, numa segunda fase de “rejuvenescimento”, as riscas passam a “manchas” no fundo do rótulo, mantendo a tonalidade de verdes como parte da identidade Sumol. É também nesta fase que o logótipo abandona a orientação horizontal e passa a ter leitura vertical. Mas as alterações na Sumol não se ficariam por aqui.


 


Em 2003 surge o ícone da marca, através de uma estilização do símbolo ómega, que passa a estar presente nas cápsulas e gargantilhas das garrafas, com destaque da letra S, enquanto o fundo verde evolui para uma imagem salpicada de gotas de água. É também neste ano qsumol nova imagemue a Sumol lança uma das suas campanhas de maior sucesso: os Sumólicos Anónimos (ver anúncio aqui).


 


Já mais recentemente, Maio de 2008, a Sumol volta a lançar uma nova imagem. Com um novo “logo” e um novo rótulo a marca adopta um código estético mais actual, apostando num jogo de tonalidades de verde ao mesmo tempo que concede destaque central à fruta. A acompanhar esta nova imagem a Sumol lança a campanha “Junta”, rebuscando a assinatura que tem vindo a utilizar : “Unidos pelo sabor”.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasO Imagens de Marca traça o percurso de uma das mais antigas marcas de refrigerantes nacionais.

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