18 de maio de 2010

Histórias de Marca

Fundada nos Estados Unidos da América em 1906 para fabricar e vender papel fotográfico, a história da Xerox Corporation está intimamente associada à inovação tecnológica. A sua evolução passou pelo desenvolvimento do processo de cópia e, hoje em dia, é uma organização mundial que comercializa soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.



A descoberta da xerografia em 1938, alterou profundamente o processo de cópia. Alguns anos mais tarde, a Xerox Corporation, na altura ainda denominada Haloid Company, comprou a patente da invenção de Chester Carlson e anunciou o desenvolvimento da xerografia, transformando a palavra Xerox numa marca registada. O ano de 1949 ficou marcado pelo aparecimento do “Modelo A”, a primeira copiadora xerográfica.



Paralelamente à evolução tecnológica que foi melhorando os resultados da tecnologia de cópia, a designação comercial da empresa foi sofrendo alterações: o registo do nome Xerox levou à decisão de introdução da palavra no nome da empresa e as aquisições, criação de subsidiárias e de novas empresas, foram transformando a designação que, de Haloid Company, passou para
Haloid Xerox Inc. Em 1961, a empresa assumiu o nome Xerox Corporation, tal como é conhecida até hoje.


Ao longo dos anos foi criando centros de pesquisa, produção, venda e distribuição, estrategicamente espalhados por diversos países. Na década de setenta apostou na informática e computação, que abandonou em 1989. Criou também empresas de serviços financeiros e seguros, tendo finalizado este ramo de actividade na década de noventa.


Com uma forte preocupação ao nível da qualidade, a partir da década de oitenta a Xerox tem vindo a destacar-se pelos inúmeros prémios recebidos, desenvolvendo fortes preocupações ao nível da responsabilidade social e do ambiente, tendo introduzido em 1991 a reciclagem dos cartuchos de impressãoe o uso do papel reciclado no âmbito de um programa de protecção ambiental.


Em 1994, uma nova remodelação foi efectuada na imagem de marca da empresa, adoptando “Xerox – The Document Company” como nova assinatura institucional. O X parcialmente digitalizado passou a ser o novo símbolo, e o vermelho substituiu o azul como cor corporativa.


No ano 2000, a Xerox extinguiu o negócio para pequenos escritórios e consumo doméstico, especificando os segmentos da companhia e focalizando a sua atenção no objectivo de vender soluções documentais inovadoras. Com cerca de cinquenta mil patentes, a Xerox assume-se actualmente como uma empresa de pesquisa na área das novas tecnologias, capaz de ajudar a encontrar melhores formas de produção, apresentado produtos e serviços que agilizem os processos de trabalho e melhorem os resultados dos seus clientes.
Assim, em 2004, o seu logotipo foi renovado e a Xerox assumiu a assinatura Technology. Document Management. Consulting Services.


Mais recentemente, em 2008, a Xerox revelou a transformação mais radical da identidade corporativa, alguma vez realizada na história da organização. Este era o momento de a marca reflectir quem é a empresa actualmente: uma organização centrada no cliente, assente numa história contínua de ideias inovadoras, e produtos e serviços que satisfazem as necessidades das empresas, desde pequenas a grandes.


Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (1)

  1. Keep up the excellent work , I read few posts on this site and I ccveoine that your web blog is real interesting and has got bands of superb information.

    por: Bruno,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.