24 de julho de 2009

Histórias de Marca



Como tantas outras histórias que fomos conhecendo ao longo dos tempos, também a Audi transporta consigo um nome forte da indústria automóvel do século XX.
August Horch foi o homem por detrás da marca. A figura de proa que uniu os quatro anéis da Audi que hoje é uma das mais reconhecidas marcas Premium do sector. Mas à glória une-se uma tradição de cem anos durante os quais, a marca afirma ter estado na vanguarda da técnica.
Mas foi na primavera de 1899 que August Horch fundou a marca à qual deu o seu próprio apelido tendo produzido até ao ano de 1909 cinco modelos diferentes. Ano que ficaria marcado pela saída de Horch do projecto e a criação de uma segunda marca automóvel. Nascia, assim, da tradução do seu apelido para o latim, a Audi.


 



 


Foi ainda antes da Primeira Guerra Mundial que a Audi construiu seis modelos de passageiros, com uma produção de 754 unidades. O assento na fiabilidade e na inovação continuavam a ser preconizados pelo seu fundador.
1932 mostrou-se um ano decisivo. Um ponto de viragem importante para a história e desenvolvimento da marca, como explica Gustavo Pereira, Director de Marketing da Audi: “Neste ano, as marcas Audi, Wanderer, Horch e DKW juntaram-se para formar o novo grupo Auto Union. Mantinham de forma consistente e visível a identidade de cada uma das marcas e conservavam as suas características e os seus valores”.


 


Com o final da Segunda Guerra Mundial a Auto Union assiste à partida dos seus veículos de competição par a União Soviética e ao desmantelamento das fábricas do grupo. Como consequência a marca muda-se para a Alemanha Ocidental reconstruindo a sua linha de produção na cidade de Ingolstadt.


 


Nos destinos da Volkswagen



 


1965 trazia novidades para o universo da Auto Union. A Volkswagen tornou-se accionista maioritária integrando, desta forma, a marca no seu grupo. Uma mudança que veio reforçar, como explica Gustavo Pereira, a imagem da Audi: “A Audi deixava para trás um período algo conturbado e conseguiu reconquistar uma produção e uma identidade próprias e em pouco tempo construiu uma imagem privilegiada, para a qual contribuíram a aposta na competição e o famoso sistema “quattro”, criado em 1980”.  
Foi sob a gestão do grupo alemão que a Audi viria, então, a lançar alguns dos seus modelos mais emblemáticos, como o Audi 80 e o potente Audi quattro.


 


Os “4 anéis” da competição



O universo competitivo marcou desde cedo a marca de August Horch. Os quatro anéis alemães cedo foram presença assídua dos circuitos de corridas mais importantes do mundo. As vitórias começaram nos anos 30.
O Type A foi o primeiro modelo a sair para a rua, em 1910, mas foi o Type B que despertou a maior atenção do sector quando participou na Corrida dos Alpes austríacos, uma das mais reputadas da época, tendo saído vitorioso nos quatro anos seguintes.
Mas a grande lenda da marca de Ingolstadt chegava nos anos 80 do século XX. O Audi quattro apresentou o primeiro sistema de tracção permanente “quattro” tornando-se numa lenda dos Campeonatos de Ralis. A tecnologia venceu provas mas foi também adaptada à produção em série, equipando hoje vários modelos da marca Alemã.  
O Mundial de ralis, o 24 Horas de Le Mans ou o Le Mans Series ficaram marcados por vitórias da marca, de onde se destaca a recente conquista do primeiro carro a diesel a conquistar a vitória numa prova de competição, com o Audi R10 V10 Diesel.  


 


“Na vanguarda da técnica”





A estratégia da Audi segue a filosofia preconizada pelo seu fundador. Tecnologia de vanguarda é ainda hoje um dos principais objectivos que a caracterizam a marca alemã. “O principal objectivo da Audi é tornar-se líder em emoção e qualidade, de forma a assegurar a satisfação do cliente e, com isso, tornar-se na marca Premuim de maior sucesso a nível mundial, explica Gustavo Pereira.
A marca afirma também que pretende dar seguimento a estes 100 anos de vanguarda, inovação e design, apostando para isso em novos lançamentos. O Director de Marketing, reforça ainda que “estão previstos 11 novos modelos nos próximos três anos. Este ciclo iniciou-se já no ano passado com o lançamento do Audi Q5 e este ano (2009) vamos lançar mais três novos modelos”.  


 


E os planos para os próximos anos vêm reforçar a preocupação com o cliente e o alargamento da frota da marca. São disso exemplos o A4 allroad, o A5 cabriolet ou o A5 Sportback. Modelos que pretendem reforçar o posicionamento da Audi no sector Premium.  


 


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