A Ferrari nasceu em Itália, na cidade de Modena, pelas mãos de um italiano que acreditou e lutou pelos seus sonhos. A marca do cavalinho rampante teve origem no século XX mas foi só depois do final da II Guerra Mundial, que a Ferrari entra como construtor automóvel no mundo da alta competição.
Ao longo dos mais de 60 anos em que se envolveu em corridas de velocidade, Enzo Ferrari, o fundador da empresa, conferiu-lhe o estatuto de mito.
Paixão, sucesso, exclusividade, prestígio… Estes são alguns dos atributos que caracterizam a marca do cavalinho rampante.
E é esse mesmo símbolo que decora a frente dos carros vermelhos… A cor, o vermelho, é também uma das suas imagens de marca e confere ainda mais mística aos automóveis que, nas pistas ou nas ruas, não passam despercebidos.
Hoje a Ferrari conquistou uma fama e estatuto à escala global, impulsionada também pelos seus sucessos desportivos, principalmente na Formula 1.
Fora das pistas, e no ranking das melhores marcas globais, desenvolvido pela consultora Interbrand, a Ferrari encontra-se no top 100 de 2008. Quando o estudo se restringe apenas às marcas italianas a operar a nível mundial, a Ferrari encontra-se em terceiro lugar, apenas superada pelas gigantes da moda Gucci e Prada.
O construtor automóvel transalpino é considerado uma das marcas mais desejadas e esse estatuto também foi conquistado através da estratégia de vendas da marca. Com uma produção bastante limitada e reduzida, os preços destes automóveis ultrapassam, por exemplo em Portugal, os 200 mil euros. Mas habituada a recordes, a Ferrari viu um dos seus modelos transformar-se no carro mais caro do mundo ao ser leiloado por mais de 9 milhões de euros. O modelo de 1957 demonstra bem o carisma criado á volta da marca.
A crise internacional afectou toda a indústria automóvel e nos Estados Unidos da América, um dos principais mercados da Ferrari, a quebra nas vendas fez-se sentir. Apesar da situação, a marca tem encontrado clientes sobretudo, nos mercados emergentes do continente asiático.
Mas é no Médio Oriente, mais precisamente em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, que a marca do cavalinho rampante vai inaugurar, em 2010, o maior parque temático coberto do mundo… Um espaço que além da componente de diversão e emoção vai transmitir os valores e a herança histórica da marca…
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