22 de janeiro de 2009

Histórias de Marca

 


“Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo, um estilo que não sai da moda. Chanel não sai da moda.”


Coco Chanel


 


 


Numa altura em que se assinala os 125 anos do nascimento de Coco Chanel, Karl Lagerfeld, director artístico da marca, desenhou uma moeda de comemoração em ouro. Cada exemplar foi colocado no mercado ao preço de 5900 euros, estando as 99 moedas numeradas. A mesma moeda foi ainda feita em prata, valendo cada uma das 10 mil moedas 45 euros. Uma forma simbólica de materializar o génio da estilista.


 


Começou com uma pequena loja de chapéus, mas depressa se tornou numa das mais importantes estilistas do século XX. Gabrielle Chanel, ou Coco Chanel como ficou conhecida, revolucionou a moda feminina no início dos anos 20. A ela se deve a libertação da mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século XIX e o surgimento da mulher moderna do século XX, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.


 


A marca a que deu o seu próprio nome é ainda hoje vista como símbolo de elegância, bom-gosto e sensualidade. Valores que a Chanel passou desde sempre na sua comunicação, repescando do mundo da moda e do cinema as “divas” que ao longo dos tempos deram a cara pela marca.


 


 Embora a marca tenha a sua génese na moda e na alta-costura, onde a casa Chanel ainda prevalece com o estilista Karl Lagerfeld a continuar o legado, a marca  tem espalhado o seu glamour pelo mercado dos perfumes e dos produtos de beleza.


 


Há quem defenda aliás que foi mesmo um perfume que imortalizou a marca. O Chanel nº5 e com a ajuda de uma das maiores divas do cinema. Quando numa entrevista questionaram Marylin Monroe sobre o que usava para dormir, a actriz terá respondido: “apenas algumas gotas de Chanel nº 5”.


 


Keira Knightley tem sido o rosto das campanhas publicitárias da marca de perfume Coco Chanel desde 2006 e é ela a protagonista de Coco Mademoiselle, onde se tenta recriar o ambiente da estilista. Coco Chanel faleceu aos 87 anos, mas a sua marca prevalece.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasO chapéu e o colar de pérolas fazem parte da imagem de Coco Chanel agora imortalizada numa moeda de ouro.

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