23 de outubro de 2008

Histórias de Marca

E ainda:


Veja outras campanhas da marca, aqui.


 


 


Os três slogans da história da marca (Born 1820 – still going strong (1976), Taste life (1996) e Keep Walking (2000), representam a força de um negócio que começou numa pequena mercearia de bairro. Contar a história da centenária Johnnie Walker é contar a história de três gerações que compartilharam o gosto pelas fabricação e destilação de whisky. Johnnie perdeu o pai, Alexander Walker, com apenas 15 anos. Muito novo para assumir os negócios paternos na gerência de uma herdade, acabou por vender a propriedade e abrir uma pequena loja em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia.


 


As primeiras décadas do século XIX assistiram à expansão do mercado de whisky em todo o mundo, feita em grande parte à custa de destilarias ilícitas que se começavam a profissionalizar. Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar neste ramo de actividade, começando a destilar o seu próprio whisky e a vendê-lo juntamente com os chás, vinhos, bebidas e comidas secas na pequena loja de bairro. Depressa, por exigência dos clientes, o whisky ganhou marca: Johnnie Walker.


 


Em 1857, com a morte de seu pai, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família. Oito anos mais tarde surgia o percursor do Black Label. Walker Old Highland Whisky nasce da combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.


 


Já em 1867 surge o primeiro rótulo da garrafa, muito parecido com a etiqueta actual do Black Label, e nove anos mais tarde é registada como marca a conhecida garrava quadrada de rótulo preto e dourado. Quando Alexander morreu em 1889, a tradição da sucessão familiar manteve-se e o negócio ficou nessa altura nas mãos dos netos dos fundadores, George e Alexander.


 







Striding Man


 


O logótipo icónico da marca foi desenhado originalmente em 1908 por Tom Browne, ilustrador e cartonista. A figura do homem de chapéu alto que caminha a passos largos personifica a marca Johnnie Walker desde essa data, tendo-se transformado num dos mais antigos logótipos existentes. O Striding Man continuou a andar durante um século e chegou a ser tratatado por diversos artistas. Visto como um cavalheiro cosmopolita e aventureiro, em 1999, no âmbito do lançamento da campanha “Keep Walking”, o Striding Man passou a olhar para o lado direito. A marca pretendia com amudança representar “o espírito progressista de Johnnie Walker



 


Nessa altura já um passo importante no caminho da internacionalização tinha sido dado, a marca tinha desde o início dos anos oitenta um escritório em Londres, de onde exportava para o resto do mundo. Em 1920, já se podia encontrar Johnnie Walker em 120 países. Foi ainda nesse ano em que foi lançado o Johnnie Walker Gold Label, envelhecido 18 anos, para celebrar o centenário da destilaria criada pelo pai da marca.


 


2008 é marcado pelo 100º aniversário do logótipo icónico, o Sriding Man, – homem bem vestido de chapéu alto – e para celebrar a data a marca lança uma Edição Especial Limitada. “Desde a sua criação em 1908, que o Strinding Man se transformou numa marca representativa de qualidade excepcional, autenticidade e progresso”, garante Pinelopi Kourkafa, director da marca para a Europa, “A edição limitada celebra o espírito pioneiro e os valores sólidos que a marca tem defendido ao longo dos últimos cem anos”.


 


Valores que têm contribuído para o sucesso da marca. Actualmente a empresa detém 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 150 milhões de garrafas (10 milhões de garrafas a mais que seu principal concorrente) por ano em mais de 200 países.



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