Vídeo: Acção de marketing de guerrilha no Porto, levada a cabo pela IKEA para promover a inauguração do Mar Shopping.
Ingvar Kamprad de Elmtaryd em Agunnaryd. I.K.E.A., para os clientes
Contar a história do IKEA é, em boa parte, contar a história de seu fundador. Uma história escrita pelo génio visionário de um sueco, que aos cinco anos de idade, ainda no início da década de 30, já começava a vender fósforos aos vizinhos. Dos fósforos, passa para as sementes de flores, cartões de boas-festas, decorações para árvores de Natal, lápis e esferográficas, e aos 17 anos, Ingvar Kamprad, nascido na quinta de Elmtaryd na aldeia de Agunnaryd, funda a sua própria empresa. Escolhe o nome IKEA, juntando as iniciais do seu nome ( Ingvar Kamprad) com as da quinta (Elmtaryd) e da terra onde vivia (Agunnaryd) .
Quando arrancou com o negócio, a IKEA vendia canetas, carteiras, molduras, naperons, relógios, bijutaria e meias de nylon. Isto, em 1943, pouco tempo antes de Ingvar se aperceber de que as vendas de porta a porta deixavam de trazer resultados. Daí que em 1945 o seu negócio passasse a assentar no conceito da mostra por catálogo e da venda por correio. Um sucesso. Contudo, o verdadeiro negócio IKEA ainda estava por surgir.
Os móveis por correio
É em 1948 que a IKEA vende os seus primeiros móveis, provenientes de fábricas locais, nas florestas do sul da Suécia, perto de casa de Ingvar Kamprad. A resposta dos clientes foi tal, que quando saiu o catálogo de 1951 a empresa já o dedicava inteiramente à venda de mobiliário, abandonando de vez todas as outras áreas de negócio.
Mais tarde, numa altura em que a concorrência parecia determinada em deitar a baixo a IKEA, Ingvar Kamprad decide apostar na experimentação antes da compra. Uma decisão que viria a salvar o negócio, com a abertura da primeira exposição de móveis em 1953, em Älmhult. Na mesma localidade onde seis anos mais tarde Ingvar veria a sua insígnia ganhar a forma de loja. O primeiro espaço IKEA.
Nesta altura, a IKEA já tinha adoptado a característica pela qual viria a diferenciar-se dos concorrentes: a colocação dos produtos em embalagens planas para facilitar o transporte. Uma característica que aliada à “auto-montagem” fazem parte do conceito de negócio da empresa, preservado até à actualidade. Ainda hoje a IKEA vende os seus produtos desmontados, colocados em embalagens planas e com instruções para montar em casa. O factor determinante que permite à empresa baixar os custos de produção e transporte, apostar mais na qualidade dos materiais, deixando espaço para a prática de preços mais reduzidos. Chavão da IKEA: “produtos para o lar, funcionais, e com design, a preços tão baixos que a maioria das pessoas poderá comprar”, tal como explica o site institucional da empresa.
Design Nórdico
É o elemento que mais distingue o nome IKEA, desde a altura em que começou a desenhar e a produzir os seus próprios produtos. Falar de Design IKEA é falar de ícones como a Estante MT, de 1963, desenvolvida por Marian Grabinski, a Cadeira SKOPA de 1974, criada por Olle Gjerlöv-Knudsen e Torben Lind, desenhadas em plástico, o Sofá KLIPPAN, em 1980, especialmente desenvolvido para crianças e extremamente resistente, com uma capa removível que podia ser lavada, ou a Estante KUBIST, 1994, um modelo de grande resistência, muito leve e a um preço baixo.
Ainda hoje todos os artigos IKEA são desenvolvidos na Suécia.
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