A Heineken é a cerveja oficial do Nos Alive 2017 e anunciou que para este ano irá utilizar copos 100% de origem vegetal durante os 3 dias do festival que irá decorrer no Passeio Marítimo de Algés.
Estes copos enquadram-se na vontade da marca minimizar o impacto ambiental dos copos utilizados em todos os eventos musicais que esta marca patrocina, refere em comunicado.
Inteiramente de origem vegetal, os copos utilizados requerem baixo consumo energético na sua produção e, após utilização, podem ser reciclados ou decompostos, num período entre 45 a 60 dias, versus os copos de plástico genericamente utilizados que resistem, quando não colocados nos ecopontos, mais de 300 anos.
“A marca de cerveja Heineken tem a preocupação de usar materiais nas suas embalagens que minimizem o seu impacto ambiental, e os eventos musicais são uma boa oportunidade de comunicar e promover boas práticas nesse sentido”, afirma Nuno Pinto de Magalhães, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da SCC.
O PLA para biodegradar precisa de estar sujeito a uma temperatura constante de 55ºC durante varias semanas, com um grau de humidade especifico e num ambiente onde o PH é controlado. Estas condições só podem ser encontradas em estações de compostagem industrial. A Norma EN 13432 refere que um plástico para ser considerado compostável e biodegradável, 90% da sua massa tem de se transformar em CO2 num prazo máximo de 180 dias. O CO2 é um gaz a efeito de estufa. O prazo de 180 dias é curto e não permite a bio assimilação de CO2 pelos solos nem pelo composto fruto da compostagem industrial. Fora das estações de compostagem o PLA na natureza pode levar vários anos a desaparecer com consequências dramáticas para o meio ambiente. A norma 13432 não se aplica para plástico que se encontram na natureza, só é válida para plásticos tratados em estações de compostagem.
Onde se podem comprar estes copos?