Os dados são ainda provisórios e são relativos ao ano de 2012, mas a julgar pelos números, o investimento publicitário caiu, o ano passado, cerca de 8%, face a 2011.
O total do investimento publicitário em 2012 situou-se nos 4 mil e 583 milhões de euros.
No que respeita as agências de publicidade o grupo Havas mantem a liderança absoluta uma vez que ocupa os dois primeiros lugares do ranking. Em primeiro encontra-se a Havas Worldwide, com 316 milhões de euros e a Fuel, também do grupo, registou 311 milhões de euros. Estas foram as duas únicas agências que superaram a barreira dos 300 milhões. No top 5 ficou ainda Y&R, a BBDO e a JWT.
Já quando se olha para os anunciantes o Continente continua a liderar o investimento com 215 milhões de euros alocados em publicidade. A Unilever-JM investiu 126 milhões, a L’Oréal 123, a P&G 106 milhões e a Portugal Telecom 95 milhões de euros.
Em termos de alterações de liderança é entre as agências de meios que se encontram as maiores alterações. A Arena assumiu em 2012 a liderança destronando a Initiative com investimentos superiores a 457 milhões de euros. À Initiative cabe o segundo lugar com 443 milhões, seguida pela Mediaedge:cia com 391 milhões, a OMD com 386 milhões e a Carat com 375 milhões de euros.
Os dados ainda não estão totalmente fechados mas a preços de tabela, os meses de março, maio, junho e julho foram aqueles que captaram o maior volume de investimento.
Comentários (0)