14 de novembro de 2014

Gui, a história de vida que tocou o coração das marcas

“Às 11 horas do Dubai e 7 horas de Portugal, a nossa Guerreira deixou-nos. Teremos um anjo no céu a olhar pela Família G”. Foi desta forma emocionada que a família comunicou a triste notícia a todos os que acompanharam e apoiaram a luta da pequena, mas enorme guerreira Gui.

Margarida, a bebé portuguesa que nasceu prematura aos 5 meses no Dubai faleceu, tinha completado 18 dias de vida, uma história que emocionou o país e que não deixou indiferente a redação do Imagens de Marca.

Recorde-se que Gonçalo e Eugénia Queirós viram a sua bebé nascer de forma prematura no Dubai e, por não conseguirem suportar as elevadas despesas médicas naquele país, fizeram um pedido de auxílio a todos os portugueses. A equipa do Imagens de Marca decidiu ir mais longe, uniu esforços e apelou à solidariedade de todas as marcas nas últimas semanas.

Cristina Amaro, Autora e Diretora Editorial do Imagens de Marca, explicou os motivos que levaram o magazine a juntar-se à causa: “Desde o início do programa que a nossa redação deu muito valor às reportagens sobre solidariedade social. Sempre achámos que era uma missão nossa, não só das empresas e das marcas. Falei diretamente com o pai da bebé, o Gonçalo, por telefone, poucas horas depois do que tinha acontecido, e, de facto, tocou-me pela forma como me falou. (…) A partir daí, o que fiz a título pessoal, mas também através do peso que o Imagens de Marca tem no mercado, foi falar com instituições, marcas e com gabinetes ligados à responsabilidade social, apelando também nós para que elas tivesse mais sensíveis e que pudessem fazer alguma coisa”.

Várias empresas e entidades, como Delta Cafés, Vodafone, Fundação Montepio, GRACE (organização que reúne empresas com responsabilidade social), Assessoria ao E(I)migrante e Quatrobarraquatro mostraram-se sensibilizadas. O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, em entrevista ao IM, justificou na altura a razão para que tenha decidido aceitar dar o rosto pela causa: “Eu penso que quem sente a vida das crianças tem que se apaixonar por estas questões. Naturalmente, sou uma pessoa com sensibilidade natural, uma sensibilidade forte e estas coisas comovem-me e dão-me força para ajudar e colaborar. A força é de todos e não é de um homem só.”

A esta causa juntou-se também a Cruz Vermelha da Costa do Estoril. “A Cruz Vermelha foi procurada por imensas entidades, porque queriam estar ligados a uma entidade que pudesse legalmente fazer a angariação de fundos. As marcas necessitavam de um mecanismo legal e escolheram esta entidade. Nós estamos sempre prontos para ajudar. Esta causa enquadra-se dentro dos valores da Cruz Vermelha, que são os valores inerentes ao ser humano”, explicava Manuela Filipe, Presidente da instituição.

Na véspera de se celebrar o Dia Mundial da Prematuridade, uma data criada com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para todas as questões relacionadas com o nascimento de um bebé prematuro, que acarreta diversos problemas, desde cuidados médicos a uma mudança drástica na vida dos pais, nós prestamos a homenagem a uma história de vida que não nos deixou indiferente.

Vídeo editado a 14 Novembro 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Vanda Jorge e Francisco Branco; Imagem: João Ricardo Pinto / Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.