O terremoto seguido de tsunami que abalou o Japão a 11 de Março de 2011 dificilmente será esquecido pela população japonesa, assim como por pessoas de todo o mundo chocadas com as imagens que chegavam daquele país. Muitas foram as pessoas e organizações que se disponibilizaram a ajudar, mas dois anos depois, ainda há quem queira colaborar na reconstrução de cidades que ficaram destruídas sem nunca perder o foco do negócio.
Um desses exemplos é a Gucci, que se associou a uma fabricante tradicional de seda japonesa para criar um conjunto exclusivo de malas de senhora, cujos lucros serão destinados aos trabalhos de reconstrução do que ficou destruído no Japão, após o terremoto e tsunami.
As dez bolsas, que serão vendidas por 420 mil ienes (moeda japonesa), ou seja, mais de 3 mil euros cada uma, foram trabalhadas com seda sendaihira, um material de luxo, que foi doada por um artesão da região. Esta é uma seda feita à mão, que tradicionalmente foi utilizada para produzir “hakamas”, as calças masculinas usadas originalmente pelos samurais e muito populares entre lutadores de sumo, segundo afirma a Exame Brasil. As bolsas, que são a primeira parceria da Gucci com artesãos japoneses, são fabricadas com pele e bambu, e forradas com esta seda.
Algumas dessas peças já foram postas à venda numa loja de Sendai, no norte do Japão, uma das zonas mais afetadas pelo tsunami e as outras serão vendidas em Tóquio e Osaka a partir de setembro. Todo o valor arrecadado será doado à cidade de Sendai com o objetivo de apoiar os seus esforços de reconstrução após a tragédia.
O artesão Yohio Koda, de 84 anos, muito admirado no Japão, garantiu, numa entrevista publicada no jornal japonês “Yomiuri” e citado pela Exame Brasil, “É uma grande honra que a minha seda se transforme numa ponte entre Sendai e a Itália e que eu possa contribuir com a reconstrução após o desastre”.
Em Março de 2011, O Imagens de Marca quis olhar para o mundo do Império do Sol Nascente e perceber o que tinha mudado com a esta tragédia, quais os setores mais afetados, quais os planos em marcha e saber se as relações comerciais entre Portugal e o Japão seriam afetadas
Isto, porque o Japão é, para alguns especialistas, uma lição de branding, com algumas marcas nipónicas a constar na lista das mais valiosas do mundo. Reveja a emissão aqui.
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