Apesar de ser um meio frequentemente apontado como o futuro para os publishers, os meios de comunicação portugueses uniram-se com o objetivo de combater os baixos níveis de rentabilidade da publicidade no digital. Alguns destes meios vão recorrer a um novo mecanismo designado de Nónio que consiste numa plataforma que recolhe, processa e qualifica as audiências de modo a direcionar publicidade mais especifica para cada segmento.
Um dos objetivos desta nova plataforma é aumentar o peso das receitas da publicidade no digital. Segundo dados avançados pelo Público, a Google e o Facebook registam um crescimento de 68% de publicidade digital em Portugal, retirando receitas publicitárias aos meios de comunicação.
Citado pelo mesmo jornal, Luís Nazaré, presidente-executivo da Plataforma de Media Privados, refere que esta iniciativa é inédita até mesmo a nível global. Este mecanismo deverá começar a funcionar nos primeiros meses do verão. Fazem parte desta iniciativa cerca de 60 sites dos principais grupos de portugueses: Global Media, Público, Media Capital, Renascença, Impresa e Cofina.
Comentários (0)