A 6ª edição do Greenfest arranca hoje e até dia 6 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, são várias as marcas, empresas e instituições que ali partilham as suas ideias e experiências relacionadas com sustentabilidade. “Economia da Partilha” é tema desta edição de um evento que se assume como o maior evento de sustentabilidade do país e que afirma celebrar anualmente o que de melhor se faz nesta área em Portugal, nas vertentes ambiental, social e económica.
onde vários especialistas nacionais e internacionais vão discutir novos modelos de negócio, oportunidades e tendências de uma economia em desenvolvimento, onde a partilha e a colaboração devem ocupar um lugar central, em pleno século XXI.
Durante 4 dias, são várias as conferencias, workshops, debates, palestras, exposições e atividades a decorrer naquele espaço, dedicadas aos mais variados tipos de público, de várias idades.
O evento conta com a organização da Câmara Municipal de Cascais, do Grupo Gingko e da agência BY.
Tetra Pak e Compal juntos no Greenfest
O evento vai receber vai receber a exposição interativa sobre a reciclagem de embalagens da Tetra Pak e, no mesmo espaço, a marca Compal vai mostrar as vantagens para o meio ambiente das suas embalagens de sumos provenientes de florestas, geridas de forma responsável, nas quais é assegurado o equilíbrio entre as vertentes sociais, económicas e ambientais, garantindo a renovação das árvores utilizadas, com a certificação FSC (Forest Stewardship Council).
O objetivo é ensinar as pessoas como se processa a reciclagem de uma embalagem de cartão para alimentos líquidos. Para esclarecer esta questão e alertar para a importância da separação seletiva, a Compal e a Tetra Pak vão dar a conhecer aos visitantes do Greenfest as várias etapas do processo de reciclagem das embalagens habitualmente utilizadas para o consumo de leite e sumos. Através da sua exposição “A Reciclagem das Embalagens da Tetra Pak”, os visitantes poderão fazer uma “viagem” virtual ao mundo da reciclagem e compreender o que acontece a uma embalagem depois de colocada no ecoponto correspondente.
Uma equipa de monitores acompanha os visitantes ao longo de todo o percurso da exposição, propondo atividades e coordenando o atelier de reciclagem, onde os visitantes são convidados a dar nova vida às embalagens Compal da Tetra Pak, transformando-as em novos objetos úteis, como porta-moedas ou pregadeiras que podem depois levar para casa. Esta ação vem reforçar a relação de parceria entre as duas empresas em defesa de um interesse comum: o compromisso com o desenvolvimento sustentável ao longo da cadeia de valor.
Quem também marca presença nesta edição do Greenfest é a Santa Casa, com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação social como via para um futuro mais sustentável.
“Fazer do insustentável, sustentável. Todos os dias, desde sempre” é o lema que a Santa Casa leva a este festival, onde irá marcas presença em conferências e debates, como no espaço Community Factory onde irá dar a conhecer o programa de voluntariado empresarial “Reparar”, que reabilitou este ano 26 casas de idosos utentes da instituição, com o apoio de 17 empresas apadrinhadoras e dos seus 265 voluntários. Este momento está marcado para as 14h00, de dia 4 de outubro.
Oceanário de Lisboa é um dos parceiros
O Oceanário de Lisboa também marca presenta nesta edição do festival, onde pretende assinalar a comemoração do Ano Internacional da Cooperação pela Água, com várias sessões interativas. A importância da conservação dos oceanos e de todas as espécies que neles vivem é o mote para as atividades que a instituição preparou para o evento.
Ao longo destes dias, dará a conhecer o dia-a-dia de um biólogo-aquarista numa sessão interativa que promete levar as crianças numa viagem pelos desafios desta profissão. O Oceanário vai também promover, durante o fim de semana, sessões interativas com sugestões de consumo de peixes e mariscos, ajudando quem compra a fazer uma escolha adequada. A necessidade de diminuir o consumo de determinadas espécies, de forma a garantir a sustentabilidade dos oceanos, é uma das preocupações do Oceanário que, com esta sessão, pretende ajudar os consumidores a obter informação sobre a origem e método de captura, ou criação, das espécies.
Portucel Soporcel “dá a mão à floresta”
O Grupo Portucel Soporcel também irá levar ao evento várias ações para crianças, com uma forte aposta nas componentes pedagógica e científica junto dos mais novos. O jogo “Dá a mão à floresta” e a iniciativa “árvore dos desejos” são apenas algumas das propostas. A presença do Grupo no GREENFEST quer fazer jus à expressão popular “de pequenino se torce o pepino”, com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para a proteção e preservação das florestas e meio ambiente desde cedo.
O Grupo Portucel Soporcel convida, ainda, todos os alunos que visitem o seu espaço para que deixem a sua marca pela sustentabilidade. O desafio é simples: escrever ou desenhar numa folha o seu desejo/comportamento correto para a proteção da floresta. As frases ficarão penduradas numa árvore em plástico, criada propositadamente para este efeito.
A u-scoot, projeto que pretende promover as vantagens de utilização de scooters, para melhorar as condições económicas, sociais e ambientais em Portugal, é um dos parceiros oficiais do evento. Em colaboração com diversas entidades, convida os participantes a ir de scooter até ao evento, numa iniciativa a que deu o nome “Todos os caminhos vão dar ao Greenfest”. Com saída da Antiga Praça de Touros, em Lisboa, às 16h, no dia 5 de outubro, o objetivo é mostrar a importância crescente deste meio de transporte em termos de sustentabilidade. O percurso termina nos jardins do Casino do Estoril, por volta das 18h00, e serão oferecidos vouchers com descontos dentro do Greenfest, aos participantes.
Comentários (0)