Tecnologia Agroalimentar e Inovação estiveram em debate

20 de março de 2015

Tecnologia Agroalimentar e Inovação estiveram em debate

A 2ª Conferência Internacional – Retalho Alimentar e Inovação (CIRAI) & Brokerage organizada pela PortugalFoods reuniu em Portugal profissionais com reputação nacional e internacional da grande distribuição e do setor agroalimentar.

Durante 3 sessões estiveram em discussão as tendências, inovações e oportunidades no retalho a nível mundial. Foram também abordados temas como a inovação na negociação e oportunidades de negócio, e a nova relação comercial entre retalhistas e fornecedores assim como as oportunidades das marcas próprias.

A primeira sessão foi dedicada aos “Novos Desafios no Retalho” e contou com a presença de Hugo Bethlem, Retail Senior Advisor da Accenture Brasil e fundador do movimento Capitalismo Consciente e Jeff Turnas, Presidente Regional da Whole Foods Market.
A segunda sessão arrancou sob o tema “Evolução da Negociação no Retalho”, contou com a palestra “Como inovar na negociação”, da responsabilidade do Diretor Comercial da Primaprix, S.L. Espanha, Juan Vicente Sánchez e com Joaquim Martins, Category Leader Olive Oil da IFFCO nos Emirados Árabes Unidos que abordou “Nova relação comercial entre Retalhistas e Fornecedores – A Visão da Indústria”.

A terceira sessão foi dedicada às “Oportunidades no retalho” e abriu com o tema Tendências no Retalho, Luxo Acessível, da responsabilidade de Flor Mansilla, Trends & Innovation Consultant da Mintel no Reino Unido. Já Vasco Brinca, Vice-presidente Sénior para a Europa/ África/ Médio Oriente e América Latina da Daymon Worldwide em Portugal, apresentou as “Oportunidades nas Marcas Próprias”. Sérgio Sousa, Managing Director Oils and Fats da IFFCO, Emirados Árabes Unidos, na palestra sobre “Oportunidades no Médio Oriente” apresentou dados sobre a região, a população, os diferentes hábitos culturais e de consumo, a média de idades, o crescimento económico.

Também Frank Witek, Presidente Executivo do Majid All Futtaim Retail LLC, dos Emirados Árabes Unidos, abordou este mercado na sua apresentação uma vez que foi o responsável pela entrada da marca Carrefour no Médio Oriente. Frank Witek falou sobre a clusterização e estratégia de Proximidade e como adaptar a empresa e a estratégia a este conceito.

A sessão de encerramento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods, Amândio Santos, e do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito.
O objetivo desta sessão foi dinamizar contactos e promover reuniões bilaterais entre representantes de Cadeias de Distribuição Internacionais, especialmente profissionais da Indústria Alimentar e Bebidas, e a Indústria Agroalimentar Portuguesa.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.