A Google Inc. ameaça excluir jornais e sites franceses dos seus mecanismos de busca na internet, caso a França aprove um projeto de lei que obrigará os sistemas a pagarem pelo direito de citar reportagens.
O projeto, apelidado na França de “lei Google”, é defendido pelos jornais franceses como uma forma de defender os seus negócios que dizem estar a ser afetados pela migração dos anunciantes da imprensa para os meios digitais.
Fleur Pellerin, ministra da Tecnologia da França, esteve ontem na Alemanha, que também está a estudar a probabilidade de aprovação desta lei, para discutir a proposta com o governo alemão.
Em entrevista ao jornal Le Figaro a ministra afirmou que “a Europa ficará mais forte se nos movermos de modo unificado em torno dessa ideia”.
Por outro lado, a Google diz considerar que a aprovação da lei proposta será muito prejudicial para a internet em geral, para os usuários e órgãos dos media franceses e para toda a promoção de conteúdo em língua francesa na internet, ao desencorajar os sites a fazerem links com conteúdo francês.
O motor de busca acrescenta que não aceita o estabelecimento de um direito que “ameaça sua própria existência” e, como consequência, deixará de promover links para sites franceses.
No entanto, a Google pretende trabalhar com jornalistas franceses para “construir um modelo viável para o jornalismo na web”.
Comentários (0)