Google combate pirataria com publicidade

23 de outubro de 2014

Google combate pirataria com publicidade

O mundo das marcas acordou esta quinta-feira com a Google em destaque. A marca decidiu apostar em publicidade no combate à pirataria. Segundo o Marketing Directo, a Google está a oferecer aos serviços legais, como o Spotify e o Netflix, por exemplo, a possibilidade de contratarem anunciantes. Esta estratégia tem como objetivo diminuir os conteúdos ilegais que surgem no motor de busca da empresa quando um utilizador faz uma pesquisa, porque com marcas a anunciar, estas plataformas de streaming surgem mais rapidamente no topo das pesquisas e podem ser também mais facilmente encontradas, lê-se no site China Topix.

A Coca-Cola e a IBM também estão a gerar buzz na imprensa nacional e internacional esta manhã. De acordo com o Dinheiro Vivo, em apenas dois dias estas marcas apresentaram um prejuízo de 788 milhões de euros. A gigante tecnológica IBM sofreu uma queda de cerca de 10% na bolsa de valores, ao longo da semana. E a Coca-Cola seguiu o mesmo caminho, tendo registado uma queda de 6% no mercado acionista norte-americano, como já não acontecia desde outubro de 2008, avança o Marketing Directo. A mesma fonte garante que, no total, o investidor Warren Buffett, como consequência destas contas, perdeu  1,6 milhões de euros em 48 horas.

Hoje a imprensa tem também os olhos postos no Instagram. Tudo indica que esta rede social é cada vez mais vista como um palco para as marcas. Ao que avança o Marketing Directo, este site de partilha de conteúdos tem vindo a tornar-se, de dia para dia, numa plataforma económica para empresas e marcas, que apostam na troca de mensagens de bens e serviços para atrair os utilizadores e a nova geração. A Mercedes-Benz, a Maserati e a Dom Pérignon são alguns exemplos de marcas de luxo que têm vindo mesmo a lançar acordos com os cibernautas para aumentarem a sua visibilidade e, consequentemente, o número de seguidores no Instagram, garante a mesma fonte. O Público já havia noticiado até que muitas empresas usam fotos publicadas na rede social, de conteúdo público, para conhecerem melhor o contexto em que foram tiradas. Uma estratégia que lhes permite conhecer as tendências atuais e mais populares aos olhos dos utilizadores do Instagram.

Por cá, os hotéis da Vila Galé são um dos assuntos do momento. De acordo com o Económico, o grupo português já está a preparar a abertura do sétimo hotel, este no Rio de Janeiro no Brasil, e mantém-se muito otimista. Em entrevista à mesma fonte, o presidente dos hotéis Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, explicou que, embora haja uma boa expetativa para a abertura do hotel, pois este vai situar-se numa zona onde a oferta hoteleira é escassa, estão a avançar com cautela. Segundo o responsável, a expansão internacional dos hotéis é um dos planos, sendo que Espanha, Moçambique e Cabo Verde são alguns dos destinos em estudo.

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Jornalista: Patrícia Rogado

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