A SIC Esperança, em parceria com a associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org apresentaram o projeto GEN10S Portugal que pretende reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos, reduzindo as barreiras socioeconómicas e de género.
O projeto prevê formar em programação Scratch, 5 mil alunos dos 5º e 6º anos e de 500 professores, dotando-os das ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.
Para Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, “O projeto Gen10s nasceu para responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro.”
As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar neste projeto e em proporcionar esta formação aos seus alunos poderão, a partir de hoje, consultar o regulamento e a ficha de candidatura em www.genios.org.pt, e candidatarem-se ao projeto.
No total, serão selecionadas 40 escolas. Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos e terá como destinatários crianças dos 5º e 6º anos. A metodologia educacional será baseada em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas – e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. As crianças aprenderão por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.
Comentários (0)