O melhor da cozinha contemporânea chega a 19 de setembro a Lisboa num evento de partilha gastronómica. Com duração de um dia, a 1ª edição do Estrella Damm Gastronomy Congress Lisboa vai contar com a participação de conceituados chefs portugueses e espanhóis que irão realizar showcookings únicos, revelando a essência e os segredos da cozinha de vanguarda.
A 1ª edição em Lisboa terá como cenário o LX Factory, “uma antiga fábrica restaurada que mantém todo o encanto industrial do século passado”, afirma a marca cervejeira em comunicado.
O congresso conta com a participação dos chefs espanhóis Andoni Luis Aduriz (Mugaritz, Renteria) que irá apresentar o potencial da “Cozinha euclidiana”; Nandu Jubany (Can Jubany, Calldetenes) que irá expor a sua visão sobre “Neotradição”; e Albert Adrià (Hoja Santa, Pakta, Tickets, Niño Viejo, Bodega 1900, Barcelona) que irá promover “A essência da criatividade”. A nível nacional, o painel é constituído pelos chefs Kiko Martins (A Cevicheria e O Talho) que irá apresentar “O mundo em 80 sabores”; Henrique Sá Pessoa (Alma) que irá focar a sua confeção em torno de “A vanguarda transibérica”; e João Rodrigues (Feitoria) que irá juntar a tradição lusa ao Oriente num showcooking confluente de ambas culturas. Em conjunto, irão analisar o presente e o futuro da gastronomia peninsular, partilhando a mesma vontade de difundir os saberes da cozinha contemporânea e continuar a inovar nesta disciplina.
O evento, dirigido ao público profissional, conta com diversas confeções ao vivo durante a manhã e a tarde, nas quais os chefs apresentarão os seus pratos tanto a solo como em equipa. No final do dia celebra-se um debate para comentar as conclusões obtidas sobre o tema-chave: as chaves da cozinha de vanguarda.
Comentários (0)