A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou hoje um conjunto de iniciativas exclusivamente destinadas ao seu universo digital. A primeira grande mudança ocorre no seu portal institucional. Uma nova plataforma para acompanhar todas as conferências, edições, estudos e programa científico da Fundação e, a partir de agora as publicações, nomeadamente as coleções de Ensaios e Retratos, em formato e-book.
A nova plataforma digital da Fundação pretende ser um caso de inovação tanto em relação à plataforma anterior como em relação às práticas correntes em Portugal. O ffms.pt quer dar acesso às diferentes bases de dados e sites da Fundação como a PORDATA ou o Portal dos Direitos e Deveres do Cidadão, mas a partir de dia 2 de maio, também a estudos consultáveis em formatos multimédia e interativos. Nestes, as conclusões científicas podem ser lidas em conjunto com série informação sobre os temas tratados.
Qualquer interessado poderá rapidamente, através do seu telefone ou tablet, conhecer uma determinada realidade no seu conjunto, seja através de dados científicos apresentados por leituras fáceis e dinâmicas, mas também o acesso a reportagens, vídeos e entrevistas, possibilitando assim formas adicionais de acesso a informação rigorosa e relevante sobre o País, explica a fundação em comunicado.
A Fundação refere ainda que um aspeto crucial tanto da nova plataforma da como dos projetos multimédia é a capacidade de serem “responsive”, ficando disponíveis para uma audiência universal, independentemente dos meios de acesso utilizados. Para que o conhecimento esteja acessível onde e quando for necessário.
Comentários (0)