O site de viagens e lazer Aol Travel elegeu a Francesinha como uma das 10 melhores sandes de todo o mundo. Mais que uma simples sandes a Francesinha é já uma imagem de marca da gastronomia da cidade do Porto.
Nesta selecção feita pelo Aol Travel, a Francesinha aparece ao lado das sanduíches de países tão distintos como a China, a Dinamarca, a Índia ou a França. Na lista aparecem ainda a Gelato Sandwich de Itália, a Indian (navajo) Taco dos Estados Unidos da América, o Chip Butty do Reino Unido, a Bunny Chow da África do Sul e a mexicana Cemita.
Alicantia, CUFRA, Cunha, Santiago e Capa Negra são alguns dos locais emblemáticos onde este prato típico é confeccionado.
O Salão de Chá Aviz é, também, uma das muitas referências no Porto. O Imagens de Marca falou com Marcos Santos Almeida, sócio do Salão de Chá Aviz há 11 anos, e que, sem revelar o que faz deste verdadeiro petisco um sucesso internacional, afirmou que o segredo está na forma como é feito o molho . Razão para que demore cerca de 1 hora a ser confeccionado.
Marcos Santos Almeida afirma que já começam a aparecer pelo café muitos turistas, principalmente espanhóis, alemães, ingleses e japoneses. “Muitos chegam cá com a fotografia da francesinha”, conta a rir.
A Francesinha é uma sandes recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, sendo depois regada com um molho picante, considerado a alma da receita, que tem por base tomate e cerveja.
O Aol conta que a Francesinha, oriunda do Porto, foi criada por um emigrante português que, quando voltou de França para a sua terra natal, decidiu adaptar o famoso Croque Monsieur à cultura nacional. TS
Comentários (0)