A Sonae, em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), abrem ao público, este sábado, a exposição das obras finalistas do Sonae Media Art. Este prémio é bienal e atribui um montante de € 40.000 ao artista vencedor.
Em comunicado, o grupo afirma que esta iniciativa integra o acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o MNAC-MC e enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte.
Diogo Evangelista, Tatiana Macedo, Rui Penha e Patrícia Portela, bem como o coletivo Musa paradisíaca composto por Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, foram selecionados entre mais de uma centena e meia de candidaturas e receberam uma bolsa de €5.000 para desenvolverem obras inéditas em exclusivo para o prémio Sonae Media Art. O vencedor do Prémio Sonae Media Art será escolhido entre os cinco finalistas, através de uma avaliação das obras em exposição.
O júri de premiação será constituído por: Lori Zippay (diretora executiva da Electronic Arts Intermix em Nova Iorque), Marco Martins (cineasta) e João Silvério (curador de arte contemporânea). A decisão sobre o vencedor será anunciada a 11 de dezembro de 2015.
Através dos cinco projetos finalistas, são questionados os limites percetivos da arte, colocando conceitos como a interatividade, o carater performativo e imersivo, em destaque na formulação do diálogo com o espetador. Estes trabalhos vão estar expostos ao público, no Museu do Chiado, até ao próximo dia 31 de janeiro.
Comentários (0)