São 16 anos a dedicar-se exclusivamente à moda, à beleza e ao “glamour” das passerelles, mas também aos bastidores e eventos de luxo de todo o mundo. A FashionTV celebrou há alguns dias o seu aniversário no Palácio do Freixo, edifício enigmático da cidade do Porto, que aproveitou também para comemorar os primeiros 4 anos da sua Pousada.
O evento, que reuniu algumas figuras mediáticas do mundo da moda e do lifestyle, bem como do jornalismo e da televisão, realizou-se, assim, naquele que é considerado o coração da moda nacional. “A indústria têxtil está no Norte do país. A moda não é só criação, é também a indústria, e por isso é um reconhecimento que nós fazemos a toda a indústria têxtil e de calçado na zona Norte. A associação com a Pousada é uma associação que aconteceu há 4 anos, uma boa relação com o Grupo Pestana e que nesse sentido temos vindo a perpetuar”, afirma Pedro Ribeiro, Diretor da FashionTV Portugal e Espanha.
Presente em 200 países, e com uma audiência média diária de 78 milhões de espectadores, a FashionTV tem-se afirmado como uma marca premium que pretende transmitir os melhores eventos da moda a nível mundial, como todas as “Fashion Weeks”, e também os grandes eventos de lifestyle, como os Óscares, os Emmys e o Festival de Cannes.
Distribuída por todos os operadores de cabo em Portugal, o canal tem assumido um papel importante na promoção da indústria da moda nacional. “A nossa missão é divulgar a moda portuguesa no mundo. Nós somos o único canal e o único meio português que faz isso diretamente ao seu público-alvo, e é por aí que temos tido o respeito dos profissionais da moda, com a divulgação dos modelos, dos designers, das revistas, e é por aí que temos ajudado muito a moda portuguesa a nível internacional”, explica Pedro Ribeiro.
O plano de sustentabilidade da estação tem passado pelas receitas obtidas a partir da subscrição dos operadores de cabo, mas também pelo crescente interesse de marcas premium em comunicar na sua antena. O facto de transmitir 21 horas de conteúdos internacionais também contribui para que, em Portugal, a FashionTV não tenha sentido dificuldades num contexto socio-económico particularmente desfavorável.
Para já, o canal, que exibe 3 horas de programação local, pretende incluir mais programas nacionais na sua grelha. O objetivo é fidelizar e aproximar-se cada vez mais do público português, que, de acordo com estudos de notoriedade realizados pelo canal, identifica a FashionTV como o primeiro canal de moda e lifestyle no nosso país.
A estratégia de futuro passa agora pela extensão da marca a outros projetos, além da televisão. “Aquilo que estamos a fazer neste momento é o licenciamento da marca FashionTV em hotéis, relógios, perfumes, bebidas, lojas de serviços a nível de hotelaria, como a «Fashion Caffe». A marca está a crescer e é por aí que o nosso crescimento tem vindo a ser sustentado nos últimos 3 anos. Hoje já não somos só um canal, somos uma marca. A FashionTV é hoje um canal, mas a marca Fashion, o diamante com o F é a marca que realmente somos. O TV é uma condição de estarmos em televisão”, concretiza Paulo Ribeiro.
Uma marca que promete continuar as transportar os portugueses para algo que, para muitos, é inacessível: o fascinante mundo da moda.
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